PLANEJAMENTO PRONTO: Várzea Grande poderá ser primeiro município brasileiro a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, afirmou durante entrevista nesta segunda-feira (8) que o município está se planejando para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

“Temos todo um planejamento estruturado para isto. Assim que for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estamos na condição de efetuar a vacinação”, explica.

Segundo o secretário, a vacinação será prioritariamente nas escolas. Caso chegue as férias e a vacinação não seja aprovada, o município dará o dia D nas próprias unidades da rede municipal de educação, com os alunos acompanhados dos pais.

De acordo com a Anvisa, neste momento não há nenhum pedido de laboratório para avaliação de vacinas contra Covid em crianças menores de 12 anos.

A agência informou que não há processo em análise para indicação da vacina para menores de 12 anos, pois a Pfizer não enviou tal pedido para a Anvisa.

A solicitação para a inclusão de uma nova indicação de faixa etária na bula de uma vacina depende de protocolo a ser realizado pela empresa ou instituição detentora do registro ou da autorização de uso emergencial, com a apresentação de dados clínicos e científicos que sustentem a segurança e eficácia da vacina para o público infantil.

Como agência reguladora, a Anvisa somente pode aprovar novas indicações de qualquer medicamento ou vacina diante da apresentação de dados técnicos sólidos e mediante um pedido objetivo dos desenvolvedores de cada vacina.

Por isso, o pedido de nova indicação deve ser feito pelo laboratório farmacêutico responsável pela vacina.

Vacinas menores de 12 anos

De acordo com a Anvisa, até o momento, o único pedido de aprovação de vacina Covid-19 para menores de 12 anos recebido foi para a vacina Coronavac.

Este pedido já foi analisado e negado, tendo em consideração as limitações dos dados apresentados à época e discutidos em reunião pública da Anvisa.

Não há outros pedidos desta natureza em análise pela Anvisa no momento.

Reagendamento automático

O secretário falou também sobre o reagendamento automático no site da prefeitura.

O cidadão que passou por agendamento e não compareceu a vacinação, já tem o reagendamento feito automaticamente no site.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *