Prefeitura de Manaus orienta profissionais de saúde sobre uso da Coronavac na imunização do público de seis a 11 anos

Para a inclusão da CoronaVac na campanha de vacinação do público de 6 a 11 anos contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 26/1, um treinamento, em formato on-line, para os técnicos responsáveis pela imunização nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus.

Na capital, a CoronaVac será incorporada à campanha de imunização desse público específico, conforme anunciado pela Prefeitura de Manaus, e será administrada em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre cada aplicação.

Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, o treinamento teve o objetivo de reforçar, junto aos técnicos dos Distritos de Saúde, as informações e orientações sobre armazenamento, esquema vacinal, administração das doses, o registro na caderneta de vacinação e o fluxo de atendimento de eventos adversos.

“Os técnicos dos Distritos de Saúde irão repassar essas orientações para os profissionais responsáveis pelo trabalho nos postos de vacinação, garantindo uma padronização no atendimento a partir do início da aplicação da CoronaVac em crianças”, informou a enfermeira.

O imunizante estará disponível nos quatro postos de referência para o atendimento do público infantil: Parque Cidade da Criança, na zona Sul; o Clube do Trabalhador – Sesi, na zona Leste; e o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste; com funcionamento das 9h às 16h; e o shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, das 10h às 16h.

Atualmente, na vacinação do público infantil, a Prefeitura de Manaus já vem disponibilizando a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para o público de 10 e 11 anos da população geral, assim como a imunização de crianças de 5 a 11 anos dos grupos: indígenas e quilombolas, por meio de equipes itinerantes; e crianças com comorbidades e deficiências nos quatro pontos fixos de referência ao atendimento de crianças. As outras faixas etárias do público infantil serão incluídas na campanha de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses.

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos: Antônio Pereira / Arquivo Semcom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *