Feirantes de Coari levam demandas à Robson Tiradentes Jr

O candidato do Partido Social Cristão (PSC) à prefeitura de Coari na eleição suplementar, Robson Tiradentes Jr, juntamente com o candidato a vice-prefeito, Coronel Ayrton Norte, nesta segunda-feira (8), percorreram a Feira Francisco Folha (Feira do Produtor), o Mercado Municipal Clemente Vieira e a Rua 2 de Dezembro levando as propostas do 20 para dinamizar a economia do município.

Na ala destinada ao café da manhã, o microempresário Fábio Almeida, 28 anos, sonha com a ampliação da Feira do Produtor e com a construção de uma área voltada para uma das paisagens mais bonitas de Coari. “Cresci nesta feira ao lado do meu pai que sempre trabalhou aqui. O espaço com o tempo ficou pequeno. Nos dias mais agitados, perco muitos clientes por falta de espaço”, afirmou Fábio.

A agricultora Zila Ferreira do Nascimento, 57 anos, tomava café na feira com a filha Josi de Souza. A caçula e os outros seis irmãos mudaram para Manaus em busca de oportunidade. A mãe, moradora da comunidade Vista Alegre da Samambaia, lamenta a ausência dos filhos, mas fica feliz que tenham uma vida melhor do que a dela, que ainda não conseguiu se aposentar nem consegue sequer vender sua produção de farinha na Feira do Produtor por falta de espaço. “Gostaria de não me cansar tanto, mas tenho de vir da minha comunidade para cá para vender alguma coisa, lá ninguém compra”, explicou Zila.

O agricultor Caubi Pereira, da Comunidade Lauro Sodré, mesmo tendo conseguido espaço na feira, não vive em melhor situação do que Zila. “Viajo 6 horas para trazer mamão e banana. Pago R$ 30 de passagem e R$ 5 de carreto. Tem dia bom, mas tem dia que não vendo nem para pagar o custo. Se aparecesse dinheiro na praça o povo comprava”, falou com expressão entristecida.

Robson Tiradentes Jr falou sobre o projeto de reestruturação da feira, que permitirá abrigar um maior número de pessoas assim como a geração de emprego e renda. “Este local está precisando de mais área física urgente. Tem muitos agricultores que não conseguem negociar seus produtos. Sob meu comando, a prefeitura irá oferecer transporte para o agricultor trazer sua produção para vender na cidade. Isso irá diminuir os custos destas pessoas, aumentando seu lucro”, explicou o candidato do PSC.

No Mercado Clemente Vieira, a falta de capital de giro assim como as pesadas contas de energia elétrica têm inviabilizado os ganhos dos permissionários. “Minha freezer está velha. Gostaria de comprar um expositor refrigerado, mas não consigo. Além do  movimento fraco, ainda tenho de pagar contas altas para a minha realidade”, lamentou Ezequiel Gomes, açougueiro.

O candidato pela Coligação Ficha Limpa para Coari destacou a criação do Banco do Microcrédito para incrementar o setor produtivo. “O Banco do Microcrédito vai entrar em operação logo no início do governo. Ele irá beneficiar os comerciantes, os mototaxistas entre tantos outros que precisam constituir capital de giro para melhor a qualidade de vida. É inadmissível a cobrança da energia. A prefeitura vai assumir este custo”, assegurou Robson Tiradentes Jr.

No comércio, o candidato a prefeito e seu vice foram recebidos com apertos de mão, abraços e sorrisos. O comerciante Mário Reis pediu providências do Coronel Norte para acabar com a atuação do crime na região. “Somente este ano, já fui assaltado duas vezes”, relatou o empresário. O Coronel Norte enfatizou que esta área será administrada com pulso firme. “A guarda municipal estará mais presente nas ruas. Será treinada para agir rapidamente e, em sintonia, com as policiais Civil e Militar para impedir a ação dos bandidos. O crime vai deixar de impor o medo que limita a ação dos empresários e transforma a população em reféns”, afirmou o coronel após um forte abraço no comerciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *