Prefeito José Sarto assina início das obras da 2ª etapa do Parque Ecológico do Passaré

A Prefeitura de Fortaleza vai realizar mais uma obra de requalificação no Parque Ecológico do Passaré, desta vez nas áreas internas do equipamento. O prefeito José Sarto assinou, neste sábado (04/03), o início das obras de urbanização e proteção referente à 2ª etapa do projeto, que abrangem as áreas do Zoológico Municipal Sargento Prata e Horto Municipal Falconete Filho.

O equipamento, que é conhecido pela sua extensa área verde e de preservação, conta com cerca de 291 mil m² e abriga diversas espécies de animais e plantas nativas, sendo um importante espaço para o lazer em contato com a natureza e promoção da educação ambiental.

“Aqui, teremos um paisagismo adequado à modernidade, um ambiente familiar belíssimo, para que não apenas os moradores do Passaré, do Mondubim e seu entorno possam aproveitar esse espaço, mas toda Fortaleza. Também será requalificada a estrutura administrativa e de convivência de servidores, para que eles possam melhor gerenciar a convivência plural entre as espécies que temos aqui”, declarou o prefeito Sarto.

Esta nova fase do projeto prevê a requalificação do Horto e Zoológico Municipal, que receberão passeios internos com piso intertravado, novos portões de acesso ao equipamento, construção de prédio administrativo com espaço operacional, escola ambiental, vestiário e centro de convivência para funcionários.

Para dar mais acolhimento e conforto aos animais, o Zoológico passará a contar com uma área de quarentena, para receber novos animais que passarão por análises antes de serem levados para seu local específico. No local serão criadas, ainda, novas instalações que serão divididas em recintos distintos para felinos, aves e répteis. Com o intuito de gerar uma nova experiência aos visitantes, serão instaladas novas placas de sinalizações ilustradas e informativas, além de novo cercamento no entorno do zoológico e nos recintos dos animais, proporcionando mais conforto aos bichinhos e segurança aos visitantes.

A área do Horto Municipal também passará por melhorias e receberá uma praça de alimentação e parque infantil.

As obras, que serão realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contam com investimento de R$ 23,6 milhões do Banco Mundial, por meio do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) e possuem entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.

A titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, destaca que a atual gestão entra na história de Fortaleza como a que mais investe em áreas verdes. “Além da preservação de áreas verdes e planos de manejo para os parques urbanos da cidade, vamos viver mais um momento de renovação deste parque, um espaço de contemplação que vai ficar ainda melhor para a nossa população e com essa segunda etapa ficará ainda mais convidativo”, disse.

Visitação suspensa temporariamente

Em virtude das obras de requalificação, as atividades no Zoológico Municipal Sargento Prata serão suspensas temporariamente a partir desta segunda-feira (06/03). Os serviços contarão com supervisão ambiental e social por especialistas em meio ambiente, além de sociólogos e agentes comunitários, para assegurar a proteção da fauna e flora do equipamento.

“Não podemos conviver com a visitação ao mesmo tempo em que precisamos fazer manejo dos animais, além da presença de máquinas e trabalhadores. Dessa forma, eles poderão viver essa transição de forma tranquila e benéfica, se adaptando aos novos espaços, sempre com a finalidade de preservar cada vez mais o meio ambiente”, explicou o superintendente da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor), Ronaldo Nogueira.

O Parque Ecológico do Passaré, onde está situado o Zoológico Municipal Sargento Prata, conta com mais de 12 mil metros quadrados de área e abriga cerca de 160 animais de 55 espécies, incluindo arara-vermelha, onça parda e tamanduá-mirim. O espaço abriga, ainda, o Horto Municipal Falconete Fialho, onde são cultivadas mais de 100 mil mudas de 220 espécies diferentes, colaborando com a arborização da cidade de Fortaleza, com o plantio de mudas nativas em vias e espaços públicos e com a ampliação das áreas verdes em espaços urbanos.

“As obras serão voltadas, principalmente, para a requalificação das áreas para os animais, com recintos que atingem 11 metros de altura. Atualmente, o Parque possui cerca de 200 animais e 53 espécies. “Queremos avançar para até 400 animais, preservando as origens da nossa fauna e realizando um trabalho de acolhimento dos bichos resgatados, com toda a orientação técnica e profissional e também ações de educação ambiental intensas”, detalhou Ronaldo Nogueira.

Parque Ecológico do Passaré (1ª Etapa)

A Prefeitura de Fortaleza entregou, em abril de 2022, a primeira etapa das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram responsáveis pela requalificação de mais de 12 mil m² de área.

Com o projeto, o espaço ganhou novo calçadão com piso intertravado, caramanchões, estacionamento com mais de 200 vagas, além de Areninha, mobiliários urbanos, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre, em contato com a natureza.

O investimento de R$ 9 milhões, possibilitou, ainda, diversas melhorias urbanísticas e de proteção, como o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *