Senador Omar Aziz presta últimas homenagens a Amazonino: “Foi um pioneiro em programas sociais”

O senador Omar Aziz (PSD-AM) prestou suas últimas homenagens, na manhã desta sexta (17), ao ex-governador Amazonino Mendes, falecido no último dia 12 de fevereiro, em São Paulo. Velado com honrarias de chefe de Estado no hall do Teatro Amazonas, Amazonino foi uma figura emblemática na história recente do Amazonas, além de ter sido peça fundamental na formação política de Omar Aziz e de diversos nomes do poder público. O Senador do Amazonas cumprimentou a família de Amazonino presente na solenidade e aproveitou para lembrar o legado do político para o Estado.

“O Amazonino deixa um legado que nenhum outro governador vai conseguir alcançar. Muita gente vê os programas sociais hoje, mas o Amazonino foi pioneiro nisso. Quando se fala em Auxílio Brasil ou Bolsa Família, não se esqueça que o cartão Direito à Vida foi o Amazonino quem criou aqui. Antes de se falar no ‘Minha Casa, Minha Vida’ o Amazonino já construía casas na década de 1980. Ele sempre trabalhou muito nessa área social e da educação e foi um visionário também na área cultural”, destacou Omar.

Com uma relação que já durava 40 anos, Omar Aziz relembra que Amazonino foi uma pessoa importante na sua construção política, além de ser um amigo pessoal e conselheiro, mesmo tendo tomado caminhos opostos na vida pública nos últimos anos. “Comecei como líder estudantil ao lado dele, me elegi vereador com o apoio dele, me elegi deputado com o seu apoio, fui candidato ao governo e ele era prefeito e também me apoiou. A relação que nós tínhamos era muito franca, ele era muito culto, inteligente demais e eu tive a oportunidade de devolver um pouco o muito que ele fez por mim”, recorda o senador.

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé, no Amazonas, no dia 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes. Iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formado em direito pela Universidade do Amazonas em 1969, iniciou sua carreira política em 1983, quando foi nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos. Um dos políticos mais experientes do Brasil, foi três vezes prefeito e quatro vezes governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *