Governador Wilson Lima anuncia implantação do Ilumina+ Amazonas, com instalação de LED na iluminação pública de Carauari

Nesta quinta-feira (30/06), em Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima anunciou a implantação do programa de modernização da Iluminação pública do interior, o Ilumina+ Amazonas. O programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vai substituir as lâmpadas antigas por luminárias modernas de LED, na sede do município. Ao todo, serão substituídos, aproximadamente, 1.819 pontos de iluminação pública da cidade.

A estimativa de investimento é de R$ 4 milhões. O governador destacou que o projeto moderniza a iluminação pública, assim como está ocorrendo em outras cidades do Amazonas.

“Em novembro, os equipamentos começam a chegar aqui e a gente vai colocar toda a cidade com iluminação de LED. Isso gera economia de energia, garante maior luminosidade e dá uma segurança, uma sensação de segurança maior às pessoas”, disse o governador.

Até o final do ano, as 26 maiores cidades do estado terão iluminação pública em LED implantadas pelo Governo do Amazonas. O valor do investimento no programa é de R$ 110 milhões. A substituição das lâmpadas convencionais por LED já foi concluída em Barreirinha, Tefé e Parintins, e está em andamento em Itacoatiara. Os próximos municípios a receber o programa são Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Rio Preto da Eva. Em julho está previsto chegar a Autazes, Humaitá e Presidente Figueiredo.

Em agosto, em Iranduba, Manicoré e Urucurituba; em setembro, vai para Beruri, Borba, Coari e Codajás; em outubro, Manacapuru e Novo Airão; em novembro, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga; e em dezembro, Boca do Acre, Carauari e Eirunepé.

“É uma sensação de conquista, porque já faz anos que a população deseja uma iluminação adequada para a nossa cidade. Com essa iluminação, acho que vai ser um benefício muito bom para cada cidadão, aqui da nossa cidade. Poder caminhar à noite. Muitos moradores, assim que saem do trabalho, eles vão caminhar e vai ser uma segurança a mais com essa iluminação”, disse o autônomo Júnior Santiago.

O município de Maués já possui 100% da iluminação pública em LED desde 2019. Os serviços foram realizados pela UGPE, por meio do Programa Social e Ambiental do Interior (Prosai Maués), e serviu de piloto para o Ilumina+ Amazonas. O Governo do Amazonas também firmou convênios com as Prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, e está repassando os recursos que irão utilizar para efetuar a implantação do novo sistema de iluminação pública.

Fotos: Bruno Zanardo / Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *