Prefeitura de Manaus intensifica multivacinação e oferta exames preventivos à população

Prefeitura de Manaus realiza uma mega-ação para intensificar a multivacinação infantil e ampliar a oferta de ações e serviços de saúde à população neste sábado, 16/4. Os atendimentos foram ofertados em 43 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) até as 16h.

Além da multivacinação, os imunizantes contra a Covid-19, influenza e sarampo, teste rápido para sífilis, hepatite e HIV também estão sendo oferecidos à população. A mega-ação deste sábado também busca estimular a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (colpocitológico) em mulheres de 25 a 64 anos.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informa que um dos principais objetivos da estratégia é fortalecer a vacinação das crianças menores de 1 ano com atraso nas vacinas Pentavalente (aplicada aos dois meses de idade) e contra a poliomielite (aplicada aos nove meses), além de rastrear e monitorar os casos de câncer do colo do útero.

“É uma ação em saúde para dar acesso àquela população que de segunda a sexta não tem como buscar essa carteira de serviços. Nós estamos fazendo uma busca intensa para elevar o índice de vacinação, por isso todas as salas de vacina dessas unidades ficarão abertas. Importante ressaltar que as mulheres também podem atualizar seus exames preventivos”, disse.

A diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, localizada no bairro da União, na zona Sul, Sônia Rubim, afirma que a ação também oferta os exames de mamografia para as mulheres que buscarem sua unidade. 

Sônia Rubim ressalta o compromisso com a atualização do calendário vacinal das crianças, que deixaram de se vacinar em virtude da pandemia 

“Muitas crianças ficaram com as vacinas atrasadas, o que está fazendo com que muitas doenças que já estavam erradicadas, como sarampo e paralisia infantil, infelizmente ressurjam. Estamos nos esforçando para reforçar a cobertura vacinal”, contou.

As estratégias que contemplam a vacinação infantil e as ações de atenção à saúde da mulher, estão entre os sete indicadores do Previne Brasil, programa que analisa o desempenho das cidades na execução da atenção básica e usa os dados das metas alcançadas para o cálculo de financiamento da Rede de Atenção Primária à Saúde. 

Para a auxiliar de produção Mayara de Souza, as ações de saúde no sábado são importantes para fazer exames e procedimentos que ao longo da semana são difíceis de realizar, por conta da rotina agitada. 

“Para mim foi muito eficaz, porque eu trabalho durante a semana, e no sábado eu não trabalho. Eu estava precisando fazer os exames e não estava tendo tempo, por isso valeu muito a pena”, declarou. 

O atendimento nas unidades da Semsa é por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento médico para os exames. A vacina contra a Covid-19 está disponível em cinco pontos estratégicos para crianças, e outros 27, para o público acima de 12 anos.

Texto: Victor Cruz / Semsa

Fotos: Camila Batista / Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *