Promulgado PL de Nejmi Aziz que propõe a obrigatoriedade da conização no estado do Amazonas

Foi promulgado na manhã desta quinta-feira, 31, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o Projeto de Lei (PL) Nº128 de 2021, que obriga a realização do exame de conização em hospitais públicos de atenção à saúde da mulher, para a prevenção e o tratamento do câncer do colo do útero, mediante diagnóstico precoce. A autora da propositura é a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), que desde o ano passado, busca garantir o acesso das mulheres amazonenses a este procedimento cirúrgico.

No dia 9 de fevereiro deste ano, o PL entrou na pauta de votação e a casa legislativa aprovou, por unanimidade, a propositura da deputada. Após a aprovação, o projeto de lei seguiu para a sanção governamental. A autora do projeto afirma que “por meio deste PL, as mulheres de todas as idades poderão ser submetidas ao exame de conização. Que ajudará a reduzir os números alarmantes de mulheres acometidas por este tipo de câncer, que é evitável e tratável, quando descoberto precocemente”, destacou a deputada.

Durante a campanha Março Lilás do ano passado, Nejmi Aziz foi recebida na sede do governo do estado, para discutir a ampliação da política de prevenção do câncer do colo do útero no Amazonas. Na ocasião, o governador Wilson Lima (UB), assinalou positivamente para a ampliação da conização na rede de saúde, prometendo estender o serviço na capital e implantar a conização nos municípios do interior.

Esta ampliação no enfrentamento do câncer uterino já começou, e nesta semana, o Governo do Amazonas anunciou oficialmente, as obras de construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas, o Cepcolu. Que será construído em um terreno ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

A deputada Nejmi Aziz ressalta que “este centro será fundamental no combate ao câncer do colo do útero, e ajudará a mudar a realidade do estado do Amazonas, que infelizmente, lidera os índices de casos deste tipo de câncer em todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 700 mulheres amazonenses poderão ser acometidas pelo câncer uterino, somente no ano de 2022. E este centro poderá contribuir com a redução destes números” finalizou Nejmi.

O centro de referência Cepcolu, terá quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para a realização do procedimento de conização. O Cepcolu também contará com um anfiteatro, onde serão ministrados cursos, treinamentos, habilitação e qualificação de profissionais de saúde nas patologias do trato genital inferior. No total, a área construída do centro será de 761, 25 metros quadrados e a previsão é que a obra dure quatro meses.

Texto: Assessoria de Comunicação da Deputada Nejmi Aziz (PSD)
Fotos: Alexsander Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *