MEIO AMBIENTE: Arthur Virgílio diz que fortalecer a Zona Franca é cuidar de uma riqueza trilionária

O presidente do PSDB no Amazonas e pré-candidato às prévias do partido para presidência da República, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, concedeu nesta sexta-feira (3.9) entrevista para uma emissora de rádio intermunicipal do Estado e voltou a defender a Zona Franca de Manaus. “Fortalecer a Zona Franca é cuidar de uma riqueza trilionária”, disse Virgílio em referência à Amazônia.

“O modelo Zona Franca de Manaus é responsável pela manutenção de cerca de 95% da floresta do Amazonas em pé. Os empregos por ela gerados impedem o avanço da população sobre a floresta, além disso é uma matriz sustentável, livre de chaminés, que precisa ser vista pelo país como grande potencial situada em sua região mais estratégica, do ponto de vista internacional”, destacou Arthur.

Ainda segundo o ex-senador – que foi o autor da primeira proposta de prorrogação dos incentivos fiscais ao modelo, posteriormente incorporada ao projeto aprovado pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff – a Zona Franca precisa de reformas profundas, como novos portos, hidrovias, sistemas de telefonia e internet melhores, além de capacitação da mão de obra e investimento em capital intelectual. “Vejo a possibilidade e a necessidade da criação de novos polos, como o de drone de alta tecnologia, por exemplo, que pode levar mercadorias sobre nossas florestas”, apontou.

Para Arthur Neto, a Zona Franca faz parte de um conceito de economia que precisa crescer e se desenvolver no país, a partir da sustentabilidade. “Esta deveria ser a geração a ver o país deslanchar na economia de selo verde e no desenvolvimento sustentável, a partir da nossa Amazônia. Mas o que vemos é o Brasil virar as costas para sua galinha dos ovos de ouro”, lamentou.

De acordo com o político amazonense, sua participação nas prévias do PSDB será também uma oportunidade para apresentar um diagnóstico feito sobre as políticas que envolvem a região amazônica, a Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento sustentável. “Vamos apresentar isso muito em breve. Quero que o Brasil acorde. O mundo já acordou e tem muita gente interessada nas riquezas que temos aqui”, alertou.

Até o dia 20 deste mês, Arthur Virgílio Neto e os demais pré-candidatos às prévias partidárias deverão realizar a inscrição no processo de eleição interna. A fase agora é de busca por assinatura de, pelo menos, um terço dos deputados federais e senadores do PSDB no Congresso Nacional. A programação é de que os debates entre os candidatos inscritos ocorra a partir do dia 18 de outubro, com a realização da escolha no dia 21 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *