Google abre inscrições para 2ª edição do programa Desafios da Inovação

Com objetivo de financiar projetos jornalísticos focados em novos modelos de negócios e novos produtos, nesta terça-feira (16), a Google News Initiative abre as inscrições para a segunda edição do programa Desafios da Inovação para a América Latina. Segundo a companhia, as propostas enviadas devem auxiliar na criação de um ecossistema mais sustentável e diversificado.

Podem participar organizações de todos os tamanhos, e aquelas que forem selecionadas receberão até US$ 250 mil, podendo cobrir até 70% do custo total de suas ideias. Nativos digitais, startups, ONGs, rádios, veículos tradicionais, freelancers e empresas independentes são alguns exemplos.

De acordo com a Google, 30 foram contemplados na primeira edição, realizada em 2019, que recebeu mais de 300 inscrições. Dentre os vencedores estão brasileiros, como o Radar Aos Fatos, que mapeia e reúne em uma só plataforma redes de conteúdo de baixa qualidade sobre covid-19, além de padrões de linguagem com potencial desinformativo na internet.

Organizações de todos os tamanhos podem participar.Organizações de todos os tamanhos podem participar.Fonte:  Reprodução 

Edital fundamental

Também estão entre os projetos financiados pelo programa o Radar do Congresso, que traz um amplo conjunto de informações sobre congressistas brasileiros; o Cruza Grafos, que permite explorar conexões entre empresas, instituições e pessoas públicas; e o Elas no Congresso, que monitora como pessoas eleitas para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm atuado em leis relevantes que tratam sobre direitos das mulheres brasileiras.

“No último ano aprendemos sobre o desenvolvimento de tecnologia e gestão de produtos no jornalismo, nos unimos a organizações que advogam por dados abertos para comunicação e nos tornamos referência sobre o monitoramento de direitos no Congresso e, principalmente, no cenário de inovação no jornalismo. Tudo isso não teria sido possível sem a Google News Initiative”, explica Bárbara Libório, gerente de projetos do Instituto AzMina, responsável pelo Elas no Congresso.

Projeto Elas no Congresso foi um dos vencedores da primeira edição.Projeto Elas no Congresso foi um dos vencedores da primeira edição.Fonte:  Reprodução 

“O Desafio de Inovação se tornou um edital fundamental para o jornalismo no continente, porque fomenta a inovação das mais variadas formas”, complementa Natália Viana, do Canal Reload, formado por um consórcio de 10 organizações jornalísticas que busca levar informação ao público jovem por meio de formatos inovadores, guiados por dados.

Para mais informações sobre o programa Desafios da Inovação da Google News Initiative, consulte o site.

Fonte:Tecmundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *