Prefeito David Almeida destaca ampliação de atendimento social com a inauguração do novo Cras São Raimundo

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira, 28/7, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) São Raimundo, localizado na rua São Francisco, no parque residencial Prosamim, bairro São Raimundo, zona Oeste da cidade. A unidade, que funcionava no bairro Glória, passa a funcionar em um prédio novo e faz parte das 18 unidades do Cras que serão totalmente reformadas pela gestão municipal.

Na ocasião, David Almeida destacou que a série de reformas nos Cras significa um salto na melhoria do atendimento às comunidades em situação de vulnerabilidade social.

“Das 22 estruturas de assistência social da prefeitura, estamos reformando 18, porque as outras já estão todas reformadas. Então nós vamos escrever uma nova história na assistência social. Na nossa administração, queremos dar vez, voz e espaço para todas as ações das secretarias de Manaus, e na nossa administração, o social tem uma importância duplicada, porque aqui é a porta de entrada dos mais necessitados, e o Cras é exatamente isso, aquelas pessoas vulneráveis que precisam da mão amiga, do apoio, do governo federal, estadual, municipal. Eles se dirigem a esses centros para que possam ser atendidos e aqui nós possamos expandir a nossa atenção e nosso atendimento.”, assegurou Almeida.

O equipamento socioassistencial, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), conta com salas de cadastro único, multiuso, dos técnicos e de atendimento individual, além de coordenação, recepção, copa e banheiros. Aproximadamente sete mil famílias passarão a ser atendidas no novo centro.

“Conseguimos transformar essa casa, e queremos trazer as pessoas para um espaço acolhedor, mais amplo, para garantir o melhor atendimento para essa população, e também melhores condições de atendimento para os servidores. Aqui, vamos atender a população dos bairros São Raimundo, Glória, Presidente Vargas, Aparecida, todas as pessoas vulneráveis que buscarão esse espaço para ter acesso aos seus direitos, porque aqui nós estamos trabalhando pela garantia dos direitos”, afirmou a titular da Semasc, Jane Mara Moraes.

O Cras tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Texto: Beathriz Torres / Semcom

Fotos: Dhyeizo Lemos e Marinho Ramos / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *