ABDI e FIEAM: Workshop irá apresentar casos de uso da Inteligência Artificial para melhorar o desempenho da indústria

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) promovem amanhã, dia 27, em Manaus, o workshop “Tecnologia, processos e pessoas: como a Inteligência Artificial (IA) está transformando a indústria nacional”. No evento, que é gratuito, as empresas Componel Indústria e Comércio e GBR Componentes da Amazônia irão apresentar seus cases de aplicação de IA, em empresas do setor produtivo.

“A ideia é que cada vez mais as empresas conheçam as aplicações da Inteligência Artificial e de outras tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e possam utilizar os benefícios dessas tecnologias nas suas linhas de produção e processos”, explica o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da ABDI, Bruno Jorge.

Os cases das empresas Componel e GBR foram selecionados por edital da ABDI que premiou quatro propostas de implementação de soluções em IA. “Incentivamos bons projetos e, em conjunto com as empresas, difundimos seus resultados e boas práticas para toda a indústria, como forma de contribuir para a transformação digital do país”, afirmou Bruno Jorge. Em breve, todos os selecionados farão workshops para apresentar seus projetos, com base em casos concretos de uso, aos representantes da indústria, institutos de ciência e tecnologia, academia e governo.

O projeto da Componel – Aplicação da IA como assistente virtual i-DMSS (Intelligence Decision Maker Support System) para gestão da produção – está sendo desenvolvido para melhorar a produtividade da fabricação de peças plásticas. A Inteligência Artificial utilizada monitora, em tempo real, as operações produtivas da máquina, identificando a ocorrência de perdas e os problemas no processo que levaram a essas perdas.

“A obtenção de dados dos sensores da operação produtiva permite que a IA identifique a causa raiz mais provável desses problemas e sugira a ação corretiva adequada”, explicou o gerente de TI da Componel, Gemilson Feitosa.

Segundo ele, com a eliminação de perdas operacionais e pela redução do ciclo produtivo, a indústria ganha não só em aumento de produtividade, mas em rentabilidade. “A Inteligência Artificial tem nos ajudado a expandir nosso conhecimento sobre a operação produtiva e a melhorar o nosso desempenho”, concluiu.

O segundo projeto selecionado pelo Edital, da empresa GBR, é o de aplicação da IA como assistente virtual i-DMSS para gestão em tempo real de linhas de montagem de componentes eletrônicos em placas de circuito impresso (PCIs).

PCIs são placas usadas praticamente em todos os equipamentos eletrônicos: celulares, teclados de computador, teclados de banco, câmeras de vídeo, câmeras de monitoramento de segurança, televisores, monitores, equipamentos de modem, entre outros.

De acordo com o analista administrativo da GBR, Thiago Santiago, na etapa atual do projeto foi instalado o sistema de monitoramento do processo de produção, chamado Mes. O software permite mostrar uma série de indicadores como a eficiência dos ciclos das máquinas, dados de produção, tempos de paradas não programadas, gargalos de produção, entre outras informações. Os dados obtidos ficam inseridos no servidor ou na nuvem.

A próxima etapa será a instalação da Inteligência Artificial propriamente dita. “Vai ser criado um algoritmo dentro do sistema que vai identificar as causas de perda de produtividade: o que está causando as paradas não programadas e as perdas de matéria-prima. Com esses dados, a Inteligência Artificial irá apresentar as ações para corrigir ou reduzir esses problemas que estão sendo identificados”, explicou Thiago.

Para ele, a maior vantagem do uso da Inteligência Artificial é o fato de ela conseguir trabalhar com uma quantidade maior de dados e informações em um tempo muito menor do que qualquer ser humano conseguiria. “Certamente teremos redução de custos (por perda de material e retrabalho), redução das paradas não programadas, otimização do maquinário, aumento da eficiência e ganho de produtividade”.

Serviço:

“Tecnologia, processos e pessoas: como a Inteligência Artificial (IA) está transformando a indústria nacional”

Data: 27 de julho

Horário: 15h às 18h

Local: FIEAM (Av. Joaquim Nabuco, 1919 – Centro – Manaus/AM)

Inscrições gratuitas no https://forms.gle/CGsMxtsqs6asow3G8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *