FIEAM sedia lançamento do Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) participou nesta terça-feira, 10, da implantação do Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural, liderado pelo Governo do Estado do Amazonas, que tem como objetivo ordenar, articular e apoiar as ações das organizações que atuam no setor, para desenvolver a cadeia de valor de petróleo e gás natural.

De acordo com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, o fórum é a oportunidade de acompanhar as diversas ações que são realizadas pelo Governo do Estado para fomentar a geração de empregos, não somente na cidade de Manaus, mas principalmente no interior do estado.

Silva explicou que o Governo do Estado pode contar com o Instituto SENAI de Inovação (ISI Amazonas), que está preparado para atender às demandas relacionadas com as propostas do Fórum, que envolve a bioeconomia de forma generalizada. O presidente da FIEAM também citou a parceria da Suframa que, ao lado do governo estadual, tem ouvido todas as empresas do distrito industrial, assim como as entidades de classe, que fazem parte desse complexo.

A Eneva também ganhou destaque no fórum. Desde a sua vinda ao Amazonas, a empresa já gerou mais de nove mil empregos diretos e indiretos. “A Eneva mexeu com a economia local e do interior, e hoje temos que incentivar sobretudo o desenvolvimento do interior. Esse tem sido nosso trabalho junto ao Governo do Estado”, disse Silva.

De acordo com o governador Wilson Lima, é fundamental que os recursos naturais encontrados na região sejam revertidos em forma de benefícios para nossa população. Lima diz que nunca se tornou tão premente a necessidade de se discutir alternativas econômicas para nossa região e de forma sustentável, como agora.

“Tenho trabalhado com a minha equipe de desenvolvimento econômico para que esse gás possa definitivamente chegar às pessoas que mais precisam, que definitivamente o gás e o petróleo possam cumprir sua função social, como combustível de uma fonte limpa, que a gente possa ter linhas de entrega e distribuição de gás para veículos, embarcações, condomínios, prédios residenciais, ao polo oleiro, e possa incrementar a cadeia de distribuição”, destacou o governador.

O evento ocorreu no auditório Arivaldo Fontes do Senai, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus e contou ainda com a participação do prefeito em exercício Wallace Oliveira, deputado estadual Sinésio Campos, secretário da Seplancti, Angelus Filgueiras, entre outras autoridades.

Fórum Amazonense

A iniciativa busca a melhoria das condições de competitividade da indústria, aumento efetivo do índice de conteúdo local nos empreendimentos e operações da cadeia produtiva de petróleo e gás e propor as estratégias de desenvolvimento, além de mapear e divulgar as demandas regionais na carteira de investimentos e operações da cadeia produtiva de petróleo e gás.

O Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural conta com a parceria da Federação das Indústrias (FIEAM), com empresas do setor de petróleo e gás, academias, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *