GUERRA: Rússia está pronta para invadir a Ucrânia

Rússia já tem tropas suficientes posicionadas na fronteira ucraniana para invadir a capital Kiev ou qualquer outra cidade, afirmou neste domingo o ex-ministro da Defesa da Ucrânia ao jornal britânico The Guardian.

Andriy Zagorodnyuk disse, no entanto, que não acredita que o contingente seja capaz de uma ocupação total do país, o que exigiria, segundo ele, ao menos 200 000 soldados.

Atualmente, a Rússia conta com 110 000 homens posicionados na fronteira e, embora negue quaisquer intenções de invadir o país vizinho, segue dizendo que poderá tomar “ações militares” caso suas exigências não sejam atendidas — a principal delas, a de que a Ucrânia não seja aceita na Otan, a aliança militar composta por Estados Unidos, Canadá e países da Europa ocidental.

A condição é considerada “inaceitável” pelos Estados Unidos, que começou o envio de 3 000 soldados para a Europa no último sábado, 5.

O presidente Joe Biden tem declarado que o país não pretende iniciar uma guerra com a Rússia na Ucrânia — no entanto, reafirmou nos últimos dias que a mobilização de forças russas é capaz de uma “operação militar significativa”. O conselheiro de segurança nacional americana, Jake Sullivan, declarou nesse domingo à NBC que uma escalada militar e uma consequente invasão podem ocorrer “a qualquer momento”.

Fonte: Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *