Arthur Virgílio afirma que seguirá com sua candidatura pela defesa da Amazônia e união do partido

“A convergência do PSDB não depende da retirada da minha candidatura, se fosse assim eu nem teria entrado. O que temos que fazer é nos entender. Se quisermos fazer o partido grandioso novamente, temos que entender, com humildade, que não temos direito a ser vaidosos e as prévias são um momento ímpar para isso”. O recado foi dado pelo candidato às prévias presidenciais do PSDB, Arthur Virgílio Neto, em viagem a Goiânia (GO), para encontro com lideranças locais.

O ex-senador, ex-prefeito de Manaus e atual presidente do PSDB no Amazonas, além de reafirmar que permanecerá nas prévias, enumerou que seguirá levando seus argumentos e propostas em favor da liberdade, da democracia, da defesa da Amazônia, de um programa de desenvolvimento sustentável, do meio ambiente e para a redução das desigualdades sociais.

Virgílio disse, ainda, que o PSDB deve buscar a unidade e que a campanha das prévias deve se dar no campo das ideias e da boa conduta. “O PSDB não pode se dividir, ele tem que debater, ou não valerá a pena essas prévias”, completou, dizendo que entende a posição do senador Tasso Jereissati (CE) em abrir mão de sua candidatura.

O presidente interino do PSDB-GO, Marconi Perillo, falou sobre a alegria em receber Arthur Virgílio em seu Estado, de quem é amigo há vários anos. “Tenho a honra de ter a assinatura do Arthur na minha ficha de filiação ao PSDB”, destacou. Ele também comentou sobre a larga experiência de Arthur na vida pública, tendo passado pelo Congresso Nacional por, aproximadamente, 20 anos, como deputado federal e senador da República, onde, por várias ocasiões, ocupou o cargo de líder da bancada. “O Arthur Virgílio é um dos mais importantes líderes políticos do Brasil e uma de suas maiores personalidades”, afirmou.

Em discurso aos colegas de partido e transmitido ao vivo em suas redes sociais, Arthur Virgílio, que é diplomata de carreira e ex-ministro do governo FHC, fez um forte alerta sobre os riscos do país. “O Brasil sofre surtos de ameaça à democracia e o PSDB tem o dever de liderar a caminhada para a consolidação e fortalecimento da democracia. Outra mensagem é a conservação da Amazônia, que está ameaçada e corremos um risco de intervenção internacional, porque não cumprimos nossos compromissos ambientais e é da Amazônia que vem as melhores promessas de prosperidade para o país”, destacou Virgílio.

Para ele, amazônida e árduo defensor do uso sustentável das riquezas que a região abriga, passa da hora do Brasil acordar para dar um basta às constantes agressões que a Amazônia vem sofrendo.

‘Encontro das Prévias’

Arthur Virgílio manteve encontro nesta sexta-feira (1.10) com a militância e lideranças do PSDB de Goiás, na região Centro-Oeste, convidado e recepcionado pelo ex-governador de Goiás e presidente interino do PSDB-GO, Marconi Perillo e, também, por vereadores, deputados estaduais e líderes de segmentos representativos do partido na região, entre eles, a deputada Lêda Borges, o deputado Helio de Sousa, a vereadora Aava Santiago, presidente do PSDB de Goiânia, ex-prefeitos e vereadores, entre outros membros do partido.

Em sua fala à militância, Arthur Virgílio reafirmou seu compromisso com a diversidade, relembrando o fato histórico de que até o início do século XX, a homossexualidade era punida com a morte em vários países e lembrou a história de duas grandes personalidades mundiais, o escritor Oscar Wilde e o economista John Keynes – que influenciou o New Deal para recuperar a economia americana, abalada pela crise de 1929.

“Essas duas figuras de reconhecimento mundial foram fundamentais para mudar muitas coisas em relação à diversidade sexual e, se vivêssemos, àquela época em uma sociedade globalizada, eles teriam abalado os alicerces sociais. Mas ainda vivemos sob o preconceito e isso precisa mudar, urgentemente”, disse Virgílio.

O encontro em Goiânia faz parte da agenda do candidato às prévias do PSDB, que definirá, em novembro, o candidato do partido para disputar a Presidência da República em 2022. Na segunda-feira, 4, ainda no Centro-Oeste, Arthur Virgílio cumpre extensa agenda ao lado do senador e presidente do PSDB-BSB Izalci Lucas. A agenda inclui visita a organizações não-governamentais, veículos de comunicação, coletiva de imprensa e encontro com filiados à noite.

Fotos: Karla Vieira – Assessoria AVN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *