Durante reunião com secretariado, Prefeito de Fortaleza afirma que “gestão já cumpriu 24% das metas do Plano de Governo”

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, afirmou, nesta sexta-feira (17/09), durante reunião do secretariado municipal, que a gestão já cumpriu 24% das metas estabelecidas no Plano de Governo. Devido à pandemia, foi o primeiro encontro presencial da gestão com todos os titulares das secretarias.

“Em nove meses de gestão, já cumprimos 24% das metas estabelecidas no Plano de Governo. Estamos vacinando a população com celeridade, já retomamos as atividades presenciais nas unidades de ensino do Município e estamos executando políticas de capacitação e estímulo à economia. Tudo isso tem sido realizado em paralelo com ações de infraestrutura, mobilidade, habitação, turismo, esporte, juventude, segurança e tantas outras áreas”, manifestou o prefeito.

De acordo com ele, a reunião teve o propósito de monitorar as ações do Município, a fim de cumprir o cronograma de execução das ações previstas no Plano de Governo. Desse modo, Sarto enfatizou a dedicação de toda a equipe. “Agradeço a cada um dos nossos gestores, pelo espírito público e compromisso com a nossa gente. Conto com cada um, para seguirmos trabalhando firmemente por uma Fortaleza cada vez mais justa, moderna e inclusiva”.

Educação

Na Educação, uma das prioridades da gestão, o plano de retomada das aulas presenciais está 94% concluído. Os estudantes da rede municipal começaram a voltar às salas de aula no último dia 8 de setembro. O plano segue em andamento com a vacinação dos adolescentes para garantir um retorno seguro.

Antes do retorno, a Prefeitura distribuiu chips e tablets para professores e alunos do 5º ao 9º ano. Ao todo, 242 mil chips foram entregues, atingindo 100% da meta, e 22.357 tablets foram distribuídos, 22% da meta, que é distribuir 100 mil tablets na rede municipal de ensino. Até outubro deste ano, a previsão é entregar, ao todo, 50 mil tablets.

O prefeito também ressaltou a redução na evasão escolar mesmo durante a pandemia. Para dar continuidade ao combate à evasão, mais de 1.300 agentes escolares foram contratados pela Prefeitura para fortalecer as ações de integração dos alunos, identificar possíveis situações de abandono e dar apoio à gestão na rotina escolar.

Para os cuidados da primeira infância, o Município inaugurou dois Centros de Educação Infantil (CEI) com atendimento de berçários. A meta é construir 50 creches e 50 berçários até o final da gestão.

“Já entregamos dois centros de educação infantil com berçário, e já temos mais quatro prontos para entregar e 23 em execução. E nós temos seis escolas de tempo integral para inaugurar neste ano e outras seis para 2022. Nós criamos o Bolsa Nota Dez e a gente atende hoje a 100% da demanda de vagas de educação inclusiva”, listou o prefeito.

O plano de governo para a área da educação ainda inclui a construção de 32 escolas areninhas: três já foram entregues e cinco estão contratadas. Além de um projeto de lei, que está em fase de elaboração, para disponibilizar mil bolsas de mestrado e doutorado para professores, com 250 vagas por ano.

Saúde

No combate à pandemia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantiu mais de 1,9 milhão de beneficiados com a primeira dose, mais de 1 milhão de pessoas imunizadas com a segunda dose, além de 27.312 protegidos com a dose única. Iniciada a aplicação da terceira dose, a SMS atendeu mais de 500 idosos institucionalizados.

“Nosso foco desde o início tem sido garantir a vacinação em massa da nossa população. No pico da segunda onda da pandemia, chegamos a quase mil leitos para atender pacientes com Covid-19. Colocamos 200 leitos a mais do que no ano passado, ampliamos os leitos das UPAs e outros equipamentos hospitalares e contratamos mais gente”, frisou o prefeito.

“Temos uma grande equipe à frente desse processo de vacinação em Fortaleza, temos monitoramento diário, e temos avançado muito no Município, porque monitoramos, inclusive, o absenteísmo dos pacientes, fazemos agendamento programado de acordo com a capacidade instalada e com o percentual que avaliamos que possa faltar. E tem sido um processo extremamente transparente”, declarou a secretária da SMS, Ana Estela Leite.

As obras do Hospital Gonzaguinha, no José Walter, estão com 75% de execução, com previsão de entrega para o próximo mês de novembro. Já o novo Frotinha de Messejana está em 65% de conclusão.

Duas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) foram concluídas este ano, a UAPS Cidade Nova e UAPS Dr. Henrique Mota Neto.

Além disso, o plano de combate às arboviroses está em andamento com visitas domiciliares e educacionais.

Mobilidade

Na área de mobilidade urbana, Fortaleza implantou neste ano 45,4 km de ciclovias e ciclofaixas, e 13,35 km de faixa exclusiva para transporte público. Além de concluir 100% da nova Desembargador Moreira, com troca de iluminação e sinalização. Até o momento, 63 ações de pavimentação, saneamento e requalificação de ruas foram concluídas, e mais 247 estão previstas para 2021.

“A gente ampliou o subsídio do transporte público para manter o valor da tarifa este ano e para manter a frota nos horários de pico. Vamos entregar nos próximos dias o novo terminal da Washington Soares e logo, logo, a gente vai concluir também o do José Walter”, garantiu o prefeito.

Saneamento

Com meta de ampliar a cobertura da rede de esgoto para 90% da Cidade e atender 120 mil pessoas, a Prefeitura de Fortaleza firmou contrato para o projeto “Se Liga na Rede”, já em execução. E fechou parceria com o Governo do Estado para aprofundar o contrato entre a Cagece e a Prefeitura.

Juventude

A Prefeitura criou o projeto de lei Juventude Digital, com intuito de promover a inclusão digital e gerar emprego e renda. A meta é abrir 4 mil vagas para capacitação gratuita somente este ano e 12.500 por ano a partir de 2022. O projeto foi enviado à Câmara Municipal na última segunda-feira (13/09).

Esporte e Cultura

19 areninhas estão prontas para entrega. Mais cinco serão concluídas ainda este ano. As obras do Cuca Pici estão 95% executadas. No Cuca Vicente Pinzón, 40% estão concluídas. A previsão de entrega dos equipamentos é outubro deste ano. Além disso, com o projeto Bolsa Jovem, 2.938 jovens com idade entre 15 e 29 anos receberam bolsa e 62 classificáveis foram chamados para assinatura dos termos.

No Urbanismo, a Prefeitura executou 85% da nova avenida Beira-Mar.

Na área de Direitos Humanos, foi implementada a política pública do Aluguel Social Maria da Penha, concedendo auxílio no valor de R$ 450 a mulheres vítimas de violência doméstica.

Entre as ações de segurança, a Prefeitura entregou cinco torres de videomonitoramento, as chamadas células de proteção comunitária. Na Habitação, cerca de 600 unidades habitacionais foram concluídas e outras 500 estão em construção. Além disso, 1.400 famílias foram agraciadas com o recebimento do papel da casa, garantindo a propriedade.

Fotos: Marcos Moura / Kiko Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *