Programa de Aposentadoria do TCE-AM é lançado com foco em gestão de carreira

Realizado anualmente pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o Programa de Preparação para Aposentadoria – Eterno Aprendiz (PPA) foi lançado na manhã desta quinta-feira (2).


Com foco em gestão de carreira, a edição desse ano tem como principal novidade a expansão do público participante para todas as idades, e não mais apenas para servidores que estavam com o período de aposentadoria próximo.


Conforme o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, o programa é fundamental para os servidores da Corte de Contas e também para todos os outros participantes parceiros.


“É uma grande felicidade para o Tribunal poder retomar esse programa que é essencial para todos os servidores, já que funciona como um preparo para um momento crucial na vida do cidadão, que é a chegada da aposentadoria”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.


O evento de abertura teve transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet, e as inscrições para as atividades do PPA estão disponíveis pelo site da Escola de Contas Públicas (ECP), por meio do endereço https://moodle.tce.am.gov.br/.


Durante sua palestra de abertura do evento, além de explicar a programação do PPA, a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp/TCE-AM), Merisa Mendes, destacou a importância de já se preparar para a aposentadoria com bastante antecedência.


“Estamos envelhecendo desde o dia em que nascemos, não é algo que acontece de uma hora para a outra. É todo um processo. Portanto é preciso iniciar esse preparo desde cedo, daí veio a nossa decisão de abrir o programa para todas as idades”, explicou.


Ainda conforme a coordenadora, o programa possui programação estruturada com atividades para gerenciamento de carreira dentro de um processo de envelhecimento para assim amenizar possíveis problemas no processo de aposentadoria, com acompanhamento de mudanças de vida.


“Por se tratar de uma edição remota, devido aos problemas da pandemia de Covid-19, o programa desse ano foi estruturado para ficar mais didático e preciso, de forma a aproveitar da melhor forma possível o conteúdo programático aos participantes”, explicou.


Entre os palestrantes dessa edição estarão a psicóloga Micaela Regina, especialista em neuropsicologia; a gerontóloga Kennya Mota, atual presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI); a médica psiquiatra do TCE-AM, dra. Loren; o psicólogo da Fundação Dr. Thomas (FDT), Joel Cabral de Abreu; a deputada estadual Terezinha Ruiz, entre outros.


Programação

A programação ao longo do PPA 2021 inclui ainda palestras sobre autoconhecimento; processo de envelhecimento e velhice; saúde física, mental, emocional e espiritual; projeto social como ferramenta de engajamento; empreendedorismo e inovação; planejamento financeiro; gestão de carreiras, além de roda de conversa sobre a legislação da previdência.


As palestras serão realizadas semanalmente todas as quintas-feiras, de forma virtual, entre os dias 9 de setembro e 4 de outubro, quando haverá o encerramento do programa com palestra de auto-gestão com a coach Vera Larrat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *