Arthur Virgílio Neto diz que está firme e forte na disputa das prévias do PSDB

O presidente do PSDB-Amazonas, ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou nesta quinta-feira (29.7), que sua pré-candidatura às prévias do partido para presidente da República “está firme e forte”. Virgílio confirmou que não há nenhum impedimento ou entrave à sua candidatura, como afirmou a reportagem de um jornal de circulação nacional.

“Sou conhecedor de todas as regras, trabalhei junto aos meus companheiros para consolidá-las e não vejo qualquer ameaça. Estou firme e forte na luta e só a abandonarei para abraçar outra: a da candidatura que o PSDB, entre filiados, dirigentes e parlamentares, escolher nas prévias de novembro para disputar a presidência da República”, afirmou o pré-candidato.

Arthur destacou que foi convidado pelo presidente do PSDB, Bruno Araújo, para concorrer às eleições internas e articular entre os outros três pré-candidatos – os governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Dória e Eduardo Leite, respectivamente, e o senador pelo Ceará, Tasso Jereissati – uma proposta convergente para as regras que regerão as prévias, a partir da proposta da Comissão.

As regras das prévias foram aprovadas em reunião da Executiva Nacional em 26 de junho e, entre os vários aspectos, ficou definido que cada candidato inscrito deverá passar pelo crivo da bandada do PSDB no Congresso e obter, no mínimo, o aval de 1/3 dos deputados federais e senadores do partido. A medida não visa inibir candidaturas, mas disciplinar o tamanho das prévias.

O PSDB tem 33 deputados federais e 7 senadores, o que significa que cada candidato inscrito deverá ter o aval de, no mínimo, 11 deputados e 3 senadores.

“O que ficou acertado é que os inscritos deverão ter o aval da bancada e isso não é excludente, ou seja, um congressista que validar a inscrição de um candidato pode validar todas que ele considerar justas. Não significa apoio, mas apenas a validação do processo”, explicou Arthur Virgílio.

A Executiva também aprovou, com anuência dos diretórios estaduais, que todos os candidatos que obtenham o aval da bancada federal, terão suporte financeiro para a realização da campanha, por meio do Fundo Partidário. O PSDB tem 1,3 milhão de filiados, 520 prefeitos, 4.372 vereadores, 72 deputados estaduais, 33 deputados federais e 7 senadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *