‘É a proposta mais equilibrada e coloca todos os candidatos em igualdades de condições’, diz Arthur Virgílio sobre aprovação de regras para consulta interna do PSDB

O presidente do PSDB no Amazonas e um dos quatro candidatos às prévias presidenciais do partido, Arthur Virgílio Neto, comemorou a aprovação das regras para a consulta interna, que será realizada em novembro deste ano. A decisão foi tomada em reunião da Executiva Nacional, nesta terça-feira (15.06), e divide a eleição em quatro grupos, todos com proporcionalidade de 25% dos votos.

“É a proposta mais equilibrada, a que dá isonomia ao pleito interno, colocando todos os candidatos em igualdades de condições”, afirmou Arthur Virgílio, que atuou como articulador do consenso entre os outros candidatos e também como porta-voz da decisão dos mesmos.

“Durante a semana passada, conversei com o senador pelo Ceará, Tasso Jereissati; com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e; ainda hoje pela manhã, com o governador de São Paulo, João Dória, para encontrarmos a convergência. Posso garantir que conversei com pessoas sérias e totalmente imbuídas em fazer o bem para o partido e para a nação, para que possamos chegar às eleições de 2022 não como terceira via, mas como partido forte, capaz de ser a primeira via”, afirmou Arthur.

Virgílio, que foi o primeiro a propor a realização de prévias ainda em 2018, considera que esse é o passo mais importante para a criação de uma nova social-democracia. “Vivemos momento único, de praticar a democracia interna, buscar convergências onde havia divergência e apresentar a decisão tomada pelo partidário”, afirmou, destacando a qualidade de todos os candidatos que se apresentam às prévias. “Para mim já é altamente honroso disputar a vaga ao lado dessas pessoas”, completou.

“Seguirei com o PSDB. Seja qual for o resultado, o dever de todos nós é nos mantermos na luta. Temos possibilidade de ser a terceira, a segunda e até a primeira via, dependendo a que vamos nos propor”, afirmou Arthur Virgílio. Ele defendeu, também, a formação de alianças para a disputa presidencial em 2022.

Arthur acompanhou a reunião virtual juntamente com o secretário-geral do PSDB-AM, Mário Barros; o presidente do diretório municipal, Alberto Carijó; e o ex-deputado federal e membro do diretório nacional, Arthur Virgílio Bisneto. “Se o PSDB estiver coeso, nós sairemos desse processo interno fortalecidos em torno de um nome, impendentemente de que Estado representa. O Brasil precisa muito do PSDB”, destacou Arthur Bisneto. 

As prévias

O modelo de prévias proposto pela comissão e aprovado pela Executiva Nacional, por maioria de votos, divide a eleição em quatro grupos, todos com proporcionalidade de 25% dos votos. No primeiro grupo estão os filiados; no segundo grupo estão prefeitos e vice-prefeitos. Em outro grupo estão vereadores e deputados estaduais e distritais e, no quarto, estão deputados federais, senadores, governadores e vice, presidente e ex-presidentes do PSDB nacional.

As regras aprovadas também definem o calendário das prévias, iniciando no dia 20 de setembro, com as inscrições dos candidatos. Até agora, quatro políticos já manifestaram sua intenção de disputar as prévias – o próprio Arthur Virgílio Neto, o senador Tasso Jereissati (CE) e os governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Dória e Eduardo Leite, respectivamente. Os debates entre os candidatos serão iniciados no dia 18 de outubro e as prévias serão realizadas no de 21 de novembro, com um segundo turno em 28 de novembro, se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos.

O PSDB tem 1,3 milhão de filiados, 520 prefeitos, 4.372 vereadores, 72 deputados estaduais, 33 deputados federais e 7 senadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *