David Almeida confere nível do rio Negro e acompanha ações da operação ‘Cheia 2021’

Prefeitura de Manaus retoma, na segunda-feira, 24/5, as ações do Mapa de Manaus, projeto idealizado para ser uma eficaz ferramenta de planejamento estratégico da gestão municipal. As ações englobam levantamentos minuciosos da cidade, que incluem imagens e informações de toda sua área urbana.

O projeto avança na sua terceira e última etapa e retorna com os cadastradores do programa no trabalho em campo. Eles usarão colete, boné e estarão identificados com crachá, contendo seus dados visíveis. Os cadastradores percorrerão os bairros da área urbana da cidade com objetivo de realizar uma atualização cadastral dos proprietários e seus imóveis em cada uma das zonas fiscais da cidade.

A retomada das atividades desta última etapa, por determinação do prefeito David Almeida, está prevista para ocorrer no setor fiscal 40, que compreende os bairros Flores, Parque 10 de Novembro e parte da Cidade Nova. Somente este setor soma 18.829 inscrições imobiliárias.

Em virtude da pandemia, declarada a partir de março de 2020, a prefeitura precisou suspender as atividades desta última etapa, que contabilizava 170 mil inscrições imobiliárias atualizadas das 524 mil previstas. Após 14 meses, com a flexibilização das regras sanitárias e quadros epidemiológicos mais controlados, as ações continuam.

O secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, que coordena a execução do Mapa de Manaus, destacou a possibilidade de integrar dados, ações e serviços prestados pela prefeitura. Segundo ele, a ferramenta trará maior eficiência no desenvolvimento de projetos e, consequentemente, melhores resultados para a população.

“Contamos com a colaboração de todos os cidadãos manauaras. Recebam nossos cadastradores e prestem as informações necessárias. Assim, a Prefeitura de Manaus avançará com esta ferramenta, que proporcionará planejamento em nossas ações e serviços mais eficientes para os cidadãos”, ressaltou o secretário da Semef.

Fases

Atualmente, o projeto encontra-se com 56% das suas ações previstas concluídas. A primeira fase, já finalizada, registrou imagens em alta resolução de uma área total de 520 quilômetros quadrados da área urbana da cidade, a partir de um avião devidamente equipado com uma câmera especial. Essas informações permitirão medições e cálculos eficientes, que contribuirão para a elaboração de projetos de engenharia, urbanismo e meio ambiente da cidade.

Na segunda fase, que também já foi efetivada, um veículo equipado de uma câmera especial percorreu as ruas da cidade para realizar mais um levantamento fotográfico de alta qualidade. Essa etapa contou com tecnologia de mapeamento móvel terrestre e gerou um mapa detalhado com registro de mais de 4.100 quilômetros de vias da cidade, tudo em imagens 360º.

A equipe técnica da Semef já concluiu a homologação dos dados coletados na primeira etapa. Agora, passam pela validação os registros da segunda e terceira etapas. Para mais informações, o cidadão poderá entrar em contato com a equipe do projeto, por meio do WhatsApp (92) 98421-7828.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *