‘País educado politicamente respeita a diversidade’, diz Arthur Virgílio em lançamento on-line de núcleo do CPJUR

“Um país educado politicamente respeita a diversidade”, defendeu o ex-senador e agora coordenador do Núcleo de Política e Renovação (NEPR) do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Arthur Virgílio Neto, durante o webinar inaugural com o tema “O despreparo dos gestores públicos no enfrentamento à crise da Covid-19”, transmitido on-line, na tarde deste sábado (20.3). O evento, que durou pouco mais de 1h30, teve a participação do jovem vereador paulista Fernando Holiday e a mediação do diretor administrativo do Grupo IME, Wellington Junior.

Além do tema central, o ex-prefeito de Manaus e pré-candidato às prévias do PSDB para presidência da República também alertou que, mais que debater soluções para os desafios do país, é preciso que as pessoas conheçam mais a política. “Creio que se alguém respeita negro, mulher e homossexual, é uma pessoa educada politicamente”, destacou Arthur. “O país que deixa de ser estúpido, respeita a diversidade. O Brasil ainda não respeita a própria cor e é um país racista, machista e com uma política desmontada. É preciso mexer em temas que afetam diretamente a vida das pessoas para mudar esse país para valer. É em cima da democracia que vamos construir um Brasil mais justo e nosso dever é trabalhar para que as pessoas possam se educar politicamente”, completou Virgílio, que é diplomata de carreira.

Primeiro convidado para o debate, Fernando Holiday é o mais jovem vereador de São Paulo e disse que é preciso renovação no pensamento político, sem que isso se confunda com a entrada de jovens na política. “Há tendência de confundir renovação com juventude, mas a renovação que precisamos é a de mentalidade e o Arthur é um grande exemplo disso, com a capacidade de enxergar novos rumos para o futuro. Só assim encontraremos o caminho necessário para que o país siga em frente e supere esse momento de pandemia, pois é justamente nos momentos de crise, com a capacidade de pensar novos planos, que faz com que isso aconteça. Políticos mais experientes estão ajudando os mais jovens a entenderem sobre a vida política. Esse é o segredo na renovação”, avaliou.

Os participantes também destacaram que é preciso que haja maturidade dos gestores e políticos eleitos para representar os interesses das pessoas em buscar conhecimento e soluções viáveis para enfrentar crises, como a da Covid-19, o que nesse ponto, segundo Virgílio, passa pela educação política. “Se eu defendo a Amazônia e tenho consciência de que uma árvore em pé vale mais que derrubada, isso mostra que sou politicamente educado. Assim como também aceito as pessoas como elas são, sem ditar padrões e sem preconceitos”, ponderou Arthur. “A pandemia nos trouxe alguns ensinamentos, como o fato de que o Estado precisa estar presente onde ele realmente precisa estar presente”, completou Holiday.

Segundo o CPJUR, a intenção deste primeiro encontro é debater temas urgentes e atuais buscando construir um efetivo direcionamento para o futuro do Brasil e suas políticas públicas. “É com muita felicidade que o Centro Preparatório Jurídico traz esse ensinamento político e social. Esse diálogo entre Arthur Virgílio e Fernando Holiday, com a mediação do Wellington Júnior, pessoas que são conhecedoras da política, pode trazer para toda a população a real mudança e esperança que o Brasil precisa, de renovação, de uma política limpa e nova, refiro-me a novas diretrizes que possam agregar para todos”, avaliou o diretor acadêmico do CPJUR e idealizador do NEPR, o advogado e professor Filipe Venturini. “Então, para nós do CPJUR, é um prazer poder debater e discutir esses temas que são fundamentais para que possamos conduzir da melhor maneira o nosso papel de cidadão. Só é possível exercer a cidadania quando se tem experiência e educação”, complementou Wellington Junior.

Núcleo de Educação Política e Renovação

Com vivência profissional como deputado federal, senador, líder do governo e ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência da República, no governo Fernando Henrique Cardoso, líder da oposição no Senado e três vezes prefeito da capital da Amazônia – Manaus, região Norte do país, com a formação acadêmica em Ciências Jurídicas e Sociais, além de diplomata de carreira com nível de Mestrado e fluência em inglês, francês e espanhol, Arthur Virgílio Neto foi o escolhido pelo CPJUR para coordenar a área acadêmica dos cursos de Capacitação Continuada para Servidores Públicos e Equiparados, bem como de Educação Política e Social do Núcleo de Educação Política e Renovação (NEPR).

O convite para Arthur Virgílio, bem como a criação do Núcleo de Educação Política e Renovação, é parte das ações de expansão do projeto de educação política por todo Brasil do CPJUR, que possui excelência de atuação no Direito Público e conta com professores renomados das áreas do Direito Administrativo, Governança e Gestão Pública, além de dispor de uma estrutura física moderna, com aulas ministradas em formato presencial e on-line. Com essa iniciativa, conforme o CPJUR, a ideia é estimular o pensamento democrático da sociedade e incentivar a idealização de políticas públicas eficientes.

“É uma honra muito grande o chamado que me fizeram para coordenar esse núcleo. Sou otimista em relação ao futuro do país. Minha ideia é concatenar e trazer para o debate a ciência, que tem sido muito negada no Brasil, mas que tem sido a responsável pelos avanços que temos visto. Então, vamos debater com as especificidades que podem nos fazer aprender. Isso aumenta nossa perspectiva de conhecimento pessoal, que nos possibilitará a chegar a boas conclusões para o país”, reforçou Arthur. “Foi uma honra poder falar sobre temas importantes e espero que esse primeiro debate tenha sido útil”, finalizou Virgílio.

Diante do cenário econômico atual e as mudanças políticas instaladas no Brasil nos últimos anos, o CPJUR considera premente o desenvolvimento de iniciativas externas e de cunho político para promover debates com a participação de formadores de opinião e a sociedade civil organizada, de modo a discutir quais as melhores práticas na política atual e no combate à corrupção, pela manutenção de valores morais e sociais, que devem ser o norteador das políticas públicas e do convívio social, bem como as maneiras de desenvolver uma nova classe de lideranças e implementá-las.

Por esse motivo, o NEPR (Núcleo de Educação Política e Renovação) é o palco ideal para discussões do tema, sendo um projeto audacioso e inovador que irá percorrer todo o Brasil, com a intenção de discutir temas relacionados à política e inerentes a ela, como o combate à corrupção, por meio de cursos, webinars, palestras, simpósios, congressos, debates e outras ferramentas que contribuam para a efetividade das ações de promoção da ética sobretudo na Administração Pública Poder legislativo. Mais informações sobre como participar dos eventos, acesse o site www.cpjur.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *