Projeto de Lei da deputada Nejmi Aziz propõe obrigatoriedade do exame de conização

A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) protocolou nesta terça-feira (16/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um projeto de lei objetivando a obrigatoriedade da realização de exame de conização em hospitais públicos de atenção à saúde da mulher, para a prevenção e o tratamento do câncer de colo uterino, mediante diagnóstico precoce. No mês dedicado à saúde da mulher, por meio da campanha ‘Março Lilás’, a deputada apresentou pautas importantes no parlamento, garantindo o retorno da vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) e a ampliação do serviço de conização em Manaus, na Policlínica Gilberto Mestrinho, e nos municípios de Tabatinga, Parintins, Tefé, Manacapuru e Itacoatiara.

Segundo Nejmi, graças a tal proposição, mulheres de todas as idades poderão ser submetidas ao exame de conização para diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, tanto para a sua prevenção quanto para o tratamento imediato da doença, em seu início, o que facilita a cura. “A proposta do Projeto de Lei pretende assegurar a realização do procedimento de conização para a preservar a saúde não só da mulher, mas de toda família e evitar a mortalidade de mulheres por essa doença que mais mata as amazonenses”, destacou.

Além dessa propositura, a deputada pede a institucionalização da Semana Estadual de Conscientização sobre Medidas de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 8 de março, dedicado à celebração do Dia Internacional da Mulher. O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a prevenção e redução de casos de câncer de colo uterino no âmbito do Estado do Amazonas.

“É uma maneira de conscientizarmos a sociedade e, principalmente, as mulheres amazonenses sobre a importância da vacinação contra o HPV, que é o vírus que causa o câncer de colo uterino e também sobre a realização de exames preventivos para a detecção precoce do câncer de colo do útero”, explicou a deputada Nejmi.

O câncer do colo do útero é a doença de maior incidência nas mulheres do Amazonas, e o Projeto de Lei tem a finalidade de divulgar à população feminina de todos os municípios do Estado quanto a necessidade de efetuar o procedimento de conização, que é a remoção cirúrgica de uma porção em forma de cone do colo do útero, incluindo a área cancerosa. A iniciativa também visa esclarecer à população feminina que a doença, quando em seu estágio inicial, tem 100% de chances de cura e, por isso, seu diagnóstico precoce é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *