Senador Omar Aziz é aclamado coordenador da Bancada Federal do Amazonas em Brasília

A primeira reunião de 2023 da Bancada Federal do Amazonas, realizada na tarde desta quarta-feira (01), foi marcada pela discussão de estratégias para evitar “sobressaltos” ao Estado com a nova Reforma Tributária, que neste ano voltou a ser debatida pelo Governo Federal. Se mantendo no posto de líder da bancada composta por três senadores e oito deputados federais, o senador Omar Aziz (PSD-AM) informou que o grupo decidiu por formalizar uma demanda ao Governo do Estado para disponibilizar técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que irão assessorar os parlamentares no processo.

Segundo Omar, o pedido é para que os deputados federais que compõem o grupo de trabalho de discussão da Reforma Tributária tenham uma assessoria qualificada que conheça bem a legislação tributária, visto que as duas propostas mais avançadas atualmente não atendem os interesses da Zona Franca de Manaus.

“A bancada terá uma reunião com o governador do Amazonas, mas primeiro temos que ter uma proposta do Governo Federal para depois discutir com o Governo do Estado. Não podemos deixar chegar uma Reforma Tributária que venha do Governo Federal sem as garantias da competitividade da Zona Franca de Manaus. Não vai ser um debate fácil, pois cada um quer uma reforma para si, cada segmento pensa em si e não se pensa num Brasil como um todo. E nós da bancada temos uma responsabilidade de pensar no Amazonas e na Zona Franca de Manaus”, reforçou Omar.

Outros pontos estratégicos para o Amazonas foram colocados em pauta pelos parlamentares, como a confirmação da indicação do nome do ex-deputado federal Bosco Saraiva para assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Além deste tópico, a situação precária das cidades localizadas na região de influência da BR-319 foi outro tema importante. Sobre este assunto, o grupo de políticos aprovou a convocação de uma reunião com o presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Sousa, marcada para a próxima terça-feira (7), às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *