A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que o município se encontra em alerta severo para risco de deslizamento e alagamento em decorrência das chuvas intensas no início da noite desta quarta-feira, 21/1.
Até as 19h40, foram registradas 28 ocorrências por conta das chuvas. Foram registrados 12 deslizamentos, quatro desabamentos, quatro bueiros abertos, um alagamento, um destelhamento, duas infiltrações, uma ocorrência de rachadura e três de risco de desabar.
Segundo dados atualizados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas, o bairro Santa Etelvina registrou pluviometria de 110 milímetros; Tarumã, 102 milímetros; Redenção, 72 milímetros, e Cidade de Deus, 72 milímetros.
As equipes de monitoramento e resposta da Defesa Civil Municipal estão de prontidão para atender possíveis ocorrências, atuando de forma integrada com outros órgãos da Prefeitura de Manaus.
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelos números 199 (ligação gratuita) ou (92) 98802-3547 (WhatsApp).
A Prefeitura de Manaus informa também que os alertas foram emitidos nos celulares da população que está na capital por meio do Defesa Cívil Alerta (DCA), um sistema integrado entre as defesas civis do município, Estado e União.
A Defesa Civil reforça ainda que os moradores evitem se abrigar sob árvores durante as descargas elétricas, mantenham distância de postes e fiações e redobrem a atenção ao trafegar em áreas com histórico de alagamento.
Prontidão
Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199, que funciona 24 horas, garantindo resposta rápida e apoio às demandas relacionadas a situações de risco.
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) está com duas equipes plantonistas também para realizar serviços emergenciais, como desobstrução de bueiros.