O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) estão com inscrições abertas, até as 12h desta sexta-feira (28) para 500 vagas gratuitas do Projeto SEJA PRO + Trabalho e Emprego, que articula a Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA Profissionalizante) a cursos de qualificação profissional, oferecidos por ambas as instituições. As formações serão realizadas entre dezembro próximo e março de 2026, nas escolas do SESI e SENAI em Manaus.
A iniciativa é totalmente gratuita e voltada a jovens de 18 a 29 anos, com Ensino Fundamental completo, que desejam concluir o Ensino Médio, ao mesmo tempo em que se qualificam para ingressar no mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponível no site www.fieam.org.br/sesi.
De acordo com a Chamada Pública nº 01/2025, cada candidato pode se inscrever em apenas uma opção da Nova EJA Profissionalizante e em apenas um curso de qualificação oferecido pelo SENAI. Os cursos serão ofertados nas modalidades presencial e semipresencial, conforme cronograma e requisitos descritos na planilha da chamada.
Os selecionados serão contatados pelo SESI por e-mail ou WhatsApp e terão cinco dias corridos, a partir do primeiro dia útil após o contato, para efetivar a matrícula. Caso o candidato não compareça dentro do prazo, a vaga será repassada ao próximo da lista de espera.
As vagas da EJA Ensino Médio são gratuitas, porém os alunos devem arcar com transporte e alimentação. Já os estudantes contemplados nos cursos profissionalizantes do SENAI receberão uma bolsa permanência de R$ 300, destinada a apoiar despesas de deslocamento e alimentação. A manutenção da bolsa depende da frequência mínima de 75% nas aulas.
Os cursos profissionalizantes oferecidos são de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial Operador de Linha de Montagem, Almoxarife, Logística de Suplementos e Eletricista de Instalações Prediais com atividades teóricas e práticas, alinhadas às diretrizes pedagógicas do SESI e SENAI nacionais, e serão realizados em ambientes equipados e acessíveis, conforme normas de segurança e inclusão. Pessoas com deficiência podem se inscrever e devem declarar, no formulário, os recursos de acessibilidade necessários.
Mais informações devem ser acompanhadas na Chamada Pública nº 01/2025 ou nas redes sociais oficiais do SESI Amazonas e SENAI Amazonas.