A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio de sua Assessoria de Comunicação (Ascom), promoveu, na quarta-feira (19/11), um curso de letramento voltado a comunicadores. A iniciativa teve como objetivo ampliar a compreensão sobre igualdade racial e fortalecer uma prática comunicacional ética, empática e qualificada, alinhada à campanha dos 21 Dias de Ativismo e reforça o combate ao racismo.
O letramento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), zona centro-sul de Manaus. A programação incluiu roda de conversa, palestra e exemplos reais do cotidiano, evidenciando como expressões e práticas discriminatórias ainda aparecem no ambiente da comunicação.
A secretária Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, esteve presente no evento e agradeceu a participação dos comunicadores, reforçando a relevância da ação. “Esforços como este demonstram o compromisso da instituição com a promoção de políticas públicas baseadas nos direitos humanos”, afirmou.
A professora Arlete Anchieta, responsável pelo letramento, destacou a importância do tema para profissionais da área, ressaltando como as escolhas de linguagem moldam narrativas e influenciam a forma como a sociedade compreende temas sensíveis. Com forte atuação no Movimento Negro, a ativista evidenciou a necessidade de uma comunicação responsável, especialmente no contexto da luta antirracista.
“Hoje foi uma tarde muito produtiva, porque conversei com pessoas que irão multiplicar esse conhecimento em cada uma de suas ações. Considero os comunicadores como aqueles que têm o poder de informar, criar novas visões e fortalecer a sociedade. Falamos sobre discriminação racial, especialmente vinculada aos 21 dias de luta contra o racismo”, destacou.
Além do conteúdo técnico, os participantes tiveram espaço para compartilhar percepções em uma roda de conversa acolhedora. A jornalista Ana Beatriz Passos comentou sobre o impacto da experiência e afirmou que sai da formação com aprendizados importantes sobre a luta antirracista.
“Vivenciar esse letramento hoje me fez perceber como é importante continuar aprendendo, especialmente enquanto pessoa negra. A gente nunca sabe tudo, e esse é um tema sempre em pauta, mesmo que muitos ainda relutem em falar sobre ele. Foi muito enriquecedor ouvir alguém com tanta propriedade”, afirmou.
Esta foi a primeira edição do letramento, servindo como base para novas formações já previstas, abordando temas sociais essenciais de justiça, direitos humanos e cidadania.
21 Dias de Ativismo
O letramento marca o início da campanha dos 21 Dias de Ativismo de Combate ao Racismo, com o tema “A luta contra o racismo é dever de toda a sociedade”, fortalecendo que ‘ o racismo não cabe em lugar nenhum’. A campanha segue até 10 de dezembro, com atividades voltadas ao combate a toda e qualquer forma de racismo
Foto: Ygson França/Sejusc