SEFAZ volta a funcionar e já orienta órgãos para abertura do exercício financeiro de 2025
Em reunião ocorrida nesta semana, no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realizou a abertura do exercício financeiro do estado para o ano de 2025. O ato inaugural do ano financeiro tem o objetivo de reafirmar as regras e procedimentos da execução orçamentária e financeira do Executivo, assim como explicar os novos procedimentos adotados com o fim de aperfeiçoar o sistema.
Estiveram presentes no encontro o Secretário Executivo do Tesouro Estadual da Sefaz, Luiz Otávio da Silva, a Secretária Executiva do Orçamento Estadual, Christiane Travassos, além de técnicos da Secretaria de Fazenda e da secretária da Sead, Andreza Helena.
Na ocasião, técnicos da Sefaz orientaram os órgãos da administração direta e indireta do estado quanto a estes procedimentos.
“Anualmente, a gente faz essa reunião orientando os órgãos quanto aos novos procedimentos para execução orçamentária e financeira no Estado. Esse é o principal objetivo, apresentar as melhorias que ocorreram no sistema para executar a partir de 2025”, explicou a chefe do Departamento de Contabilidade da Sefaz, Conceição Guerreiro.
“É um momento de repassar os avanços implementados em processos no sistema AFI para o ano de 2025 e de trocar experiências com os gestores das áreas contábeis e financeiras dos órgãos”, complementou o chefe do Departamento Financeiro (Defin) da Sefaz, Marcos Cavalcanti, citando uma das novidades no sistema para este exercício.
“Aqui no Defin vamos disponibilizar em breve transações no Sistema AFI para registro dos dados dos bloqueios judiciais determinados pela justiça. As novas funcionalidades permitirão o rastreamento dos bloqueios por credor, por processo e principalmente evitar a duplicidade de ações”, explicou.