CPI das Bets do Senado deve ser instalada nos próximos dias e terá Omar Aziz como membro
O senador Omar Aziz (PSD) é um dos 11 membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets ou jogos online, que será instalada nos próximos dias no Senado Federal. A composição da CPI foi divulgada nesta sexta-feira (25/10).
A comissão proposta pela senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS) será responsável por investigar a atuação do crime organizado e o vício de usuários em jogos. Inicialmente prevista para ser instalada no Senado na tarde de hoje, a instalação foi adiada, com expectativa de ocorrer nas próximas semanas, segundo a assessoria de imprensa da senadora.
Após a instalação oficial, serão definidos o presidente e o relator da comissão, formada por 11 senadores. Até o momento, não há indicação para a presidência, mas, segundo apurações, Omar aparece como favorito.
Soraya deve ser confirmada como relatora da CPI, segundo adiantou ao RealTime1 sua assessoria de imprensa.
A troca de CNPJ das Bets
A investigação pretende esclarecer como empresas não registradas no Ministério da Fazenda conseguem trocar de CNPJ para manter seus lucros.
O senador Marcos Rogério (PL-RO), também membro da CPI, defende que a comissão examine os crimes de lavagem de dinheiro e a facilidade com que os apostadores se viciam nas chamadas “bets”.
No mês passado, o senador Omar Aziz apresentou um pedido à Procuradoria-Geral da República para que suspenda os sites e aplicativos de apostas no Brasil até que haja uma regulamentação adequada para o setor.
Além de Marcos Rogério, Omar Aziz e Soraya Thronicke, os demais membros são: Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Alessandro Vieira (MDB-SE), Eduardo Gomes (PL-TO) e Dr. Hiran (PP-RR). Ainda faltam definir mais dois membros dos blocos parlamentares do PSB/PT/PSD e MDB/União.
Fonte: Real Time1