Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, visita Walff e conhece planos de sustentabilidade da empresa
A Suframa realizou visita técnica, na manhã desta quarta-feira (10), à planta fabril da Walff Industrial, fabricante dos produtos da empresa Aliprot. A Walff é especializada na produção de embalagens plásticas flexíveis, voltadas à indústria de alimentos. Durante a visita, a organização apresentou projetos de sustentabilidade, como a implementação da produção de embalagens perecíveis e biodegradáveis.
Acompanhado de equipe técnica, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, foi recepcionado pelos diretores Fernando Verdura, Felipe Eduardo e Adilson Patarro. Os executivos fizeram uma visita guiada na planta industrial localizada na avenida Autaz Mirim, no bairro de Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, onde a Walff Industrial opera em uma área industrial de 20 mil metros quadrados. A empresa cujas atividades começaram há dez anos, com 16 funcionários, atualmente emprega 350 pessoas.
Os executivos fizeram um breve histórico, detalharam o processo produtivo e expuseram os planos de expansão. A Aliprot é especializada na transformação de compostos termoplásticos. O processo de extrusão utilizado na produção converte resinas certificadas em filmes técnicos flexíveis, atendendo aos padrões mais rigorosos da indústria alimentícia. “A Aliprot – cujo nome remete à proteção dos alimentos – orgulha-se de possuir selos e certificados que asseguram a excelência em seus processos de produção e a qualidade de seus produtos”, salientou Verdura.
Os diretores da Walff também ressaltaram que planejam investir mais de R$ 250 milhões na nova planta fabril para a produção de embalagens biodegradáveis e perecíveis em substituição ao plástico. No investimento estão inclusos a aquisição do terreno onde funcionou a sede campestre do Luso Sporting Club, situado no quilômetro 2, da rodovia BR-174, e os equipamentos robotizados de origem italiana e alemã. “Seremos a primeira fábrica da América Latina a produzir embalagens rígidas biodegradáveis de polpa de celulose. Em países da Europa, já é obrigatória a utilização de plásticos de base biológica, plásticos compostáveis e plásticos biodegradáveis. Acreditamos que, devido à maior conscientização ambiental, essas normatizações também serão adotadas no Brasil”, observou Verdura.
Ao final da visita, Bosco Saraiva expressou sua satisfação com as práticas inovadoras da Aliprot, destacando a importância de empresas comprometidas com a qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico regional. “Esta é a primeira visita do ano da Suframa a uma fábrica de Manaus. Queremos seguir com nossa agenda de visitas para reforçar parceria entre a Suframa e as empresas locais, para junto ao setor produtivo fortalecer a imagem do parque fabril manauara como um polo industrial de referência no país”, frisou.
Acompanharam o superintendente Bosco Saraiva, pela Suframa, os superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar; de Projetos, Leopoldo Montenegro; de Administração, Carlito Sobrinho, além do gerente de Projetos da Superintendência Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.