FIEAM abre tratativas do selo de controle e fiscalização de água mineral
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Amazonas reuniram-se ontem na sede da FIEAM com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (Cae) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Adjuto Afonso, e o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas, Ronney Peixoto, para tratar do processo de implantação do Selo Fiscal, Garantia de Origem, Sanitária e Ambiental em embalagens de água mineral, natural ou potável de mesa e adicionada de sais.
O presidente da FIEAM, Antonio Silva, destacou o papel da entidade na defesa da indústria, sobretudo, daquelas que cumprem as normatizações. “Não podemos permitir que uma indústria que cumpre os requisitos necessários possa ser afetada no mercado por uma indústria que não cumpre todos esses requisitos, como ocorreu, principalmente, na pandemia”, pontuou Silva, que defende o selo como um ganho ao estado do Amazonas e ressalta que esta é uma iniciativa que requer total apoio dos responsáveis do ramo de bebidas para que impulsionem o trabalho a ser realizado no âmbito do executivo e legislativo estadual.
O presidente da Abinam e do Sindicato Nacional de Águas Minerais (Sidinam), Carlos Lancia, disse que uma empresa só consegue autorização para ter esse selo se estiver rigorosamente em dia com a vigilância sanitária do município e do estado. “Como a licença sanitária passou a ser anual, então aquela empresa passa por, no mínimo, uma inspeção por ano”, explica Lancia, ao destacar que os objetivos do selo são o avanço para o mercado de águas do estado, o combate a concorrência desleal, o controle da falsificação do produto, da sonegação de impostos e garantia ao consumidor da procedência da água comercializada.
Na ocasião, o deputado Adjuto Afonso afirmou que já elaborou o indicativo para o governo do Amazonas com as especificações e detalhamento do selo de água mineral. Acrescentou ainda que vai liderar a aprovação do selo no parlamento, por conta dos inúmeros benefícios que trará para a população.
Também estavam presentes na reunião o vice-presidente, da FIEAM, Nelson Azevedo, presidente do Sindicato das Bebidas em Geral do Amazonas, Luiz Cruz, técnicos da Sedecti, e demais empresários ligados ao setor.