Sistema FIEAM promove ação social em parceria com CMA na Ponta Negra

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, por meio do SESI, SENAI e IEL, participou ontem (27) de uma ação de cidadania, liderada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), com o oferecimento de diversos serviços gratuitos à população na orla da praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

Os serviços de saúde, lazer e educação foram oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI/AM), cadastramento para estágio e menor aprendiz ficou a cargo da equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AM) e o cadastramento para cursos profissionalizantes com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AM). No total, as instituições atenderam mais de duas mil pessoas.

A profissional de telemarketing, Cristina Marques, uma das atendidas pelo SESISAÚDE, manifestou alegria pela oportunidade de se vacinar contra a gripe. “Eu vim caminhar aqui com o meu esposo e já pude ser beneficiada com a vacina da influenza. Agora vou aproveitar para conhecer os demais serviços disponíveis”, afirmou a visitante. 

A gerente de qualidade de vida do SESI, Nelsi Luniére, revelou que os serviços em saúde, oferecidos gratuitamente, foram pensados para atender não somente o trabalhador da indústria, mas toda a comunidade. “Nós trouxemos para essa ação, além da vacina, a orientação nutricional, bioimpedância, aferição de pressão e medição glicêmica. Tudo para melhorar a saúde física e mental do cidadão amazonense”, pontuou a gerente. O SESI ofereceu também avaliação odontológica gratuita e aulas de ginastica laboral, no período da manhã. A equipe do SESISAÚDE garantiu 747 atendimentos na ação social de domingo.

Para a diversão e aprendizados de adultos e crianças, as equipes de robótica das Escolas SESI Emina Barbosa Mustafa também marcaram presença com um stand cheio de atividades, que incluíram arenas e robôs para a manipulação. Entre os visitantes estava Ivan Cremer, que destacou a relevância da atividade para o filho, Calebe. “Acho muito interessante essa interação com a robótica como parte educacional do meu filho, ainda mais porque ele gosta de matemática e raciocínio lógico. Eu falei ainda há pouco com ele a respeito e sobre como eu acredito que ele teria um bom êxito na área”.

Candidatos ao primeiro emprego ou a um estágio também puderam ser assistidos pela equipe do IEL Amazonas. Beatriz Martins, de 17 anos, foi em busca da sua vaga de menor aprendiz e destacou que esta seria uma boa oportunidade. “Como eu estou saindo do ensino médio, quero logo alcançar a minha primeira experiência com o trabalho”, afirmou a adolescente.

A equipe do SENAI Amazonas levou em consideração o forte, Mario Lima, o calor amazônico para dar ênfase ao curso de eletricista residencial. O instrutor da Escola SENAI Demóstenes Travessa, explica que a incidência de acidentes elétricos nessa época é muito grande, devido a quantidade equipamentos ligados juntos e com por conta de instalações elétricas mal-feitas. “Nós trouxemos essa parte justamente para expor a importância de uma instalação de qualidade e para mostrar uma oportunidade profissional”. Outros cursos das áreas de elétrica, segurança eletrônica e pintura mecanizada com air-less também foram destaque na exposição que recebeu 252 pessoas.