O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) lançou, nesta sexta-feira (09/01), a Operação Inverno Amazônico. Com o objetivo de intensificar as operações de resposta para diminuir os impactos causados por enchentes, inundações e outros desastres naturais, o foco principal das ações será na região metropolitana de Manaus.
Além do efetivo habitual que atua 24 horas por dia, a operação garante o reforço de aproximadamente 400 militares e 50 viaturas, que estão de sobreaviso para atuarem em caso de necessidade.
Para o comandante do Comando de Bombeiros da Capital, coronel Reinaldo Menezes, o compromisso de todo o efetivo é levar um atendimento de qualidade para a população e reduzir o tempo-resposta nos atendimentos.
“Todas as tropas dos Bombeiros estão preparadas. Em 2025, tivemos muitas ocorrências de desabamentos e, com o tempo-resposta mais rápido, o nosso objetivo é salvar vidas e evitar perdas”, destacou o comandante do Comando de Bombeiros da Capital.
A corporação tem diversos tipos de viaturas, entre Unidade de Resgate (UR), Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Tanque (ATA), Guarnição de Serviço Especializado (GSE), Auto Bomba Salvamento (ABS), lancha, moto aquática, botes, além de outras viaturas. A operação, com início imediato, será executada até o mês de maio.
Coletes, roupas secas (um tipo de macacão impermeável), pás, enxadas e picaretas também fazem parte dos equipamentos utilizados pelos bombeiros. Apesar de ter como foco a região metropolitana, a operação pode também atender outros municípios em caso de necessidade.
Dividida em quatro grupos, a Operação Inverno é composta por militares da Diretoria de Saúde, Policlínica Gilberto Mestrinho, administração, além de outros setores do CBMAM, e visa reduzir danos materiais, impactos ambientais e riscos à saúde.
Em 2025, Manaus registrou 12 ocorrências de inundações, 11 de alagamento, 273 de cortes de árvore, 7 de desabamento ou desmoronamento e uma ocorrência de deslizamento ou soterramento.
Foto: Anderson Nascimento/Secom