Capitão Alberto Neto participa de manifestação pró-Bolsonaro no 7 de Setembro e critica Supremo

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) participou neste sábado (7) de uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e contrária à anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O ato foi realizado em Manaus, reunindo apoiadores do ex-chefe do Executivo que defenderam a “soberania nacional” e criticaram ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso, Alberto Neto ressaltou a simbologia da data: “Hoje é um dia simbólico. Sete de setembro, quando Dom Pedro deu o grito de independência. Talvez ele não imaginasse que, mais de duzentos anos depois, precisaríamos dar um novo grito de independência. Estão tirando a liberdade de expressão do nosso povo”, afirmou.

O parlamentar dirigiu duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do STF. Segundo ele, o magistrado “se acha imperador” e estaria impondo uma “ditadura da toga”.

Alberto Neto também defendeu Bolsonaro, preso preventivamente em investigações sobre tentativa de golpe de Estado:

“Eles podem ter prendido o Bolsonaro, podem ter tirado as redes sociais, calado o nosso líder, mas Bolsonaro despertou em nós um sentimento muito forte de amor pelo Brasil. E esse sentimento não vai ser apagado.”

Durante o ato, o deputado voltou a convocar a população a se manter mobilizada contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e classificou como injustas as prisões de pessoas investigadas pelos ataques às sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023:

“Muitos inocentes foram presos, senhoras, idosos, trabalhadores que estavam se manifestando pacificamente. Isso nos remete a momentos sombrios da história mundial.”

A manifestação fez parte das mobilizações de grupos da direita no Dia da Independência, que reuniram apoiadores em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e com críticas ao Supremo Tribunal Federal ao presidente Lula.