Jornalistas aprovam em assembleia Prestação de Contas do Sinjor AM
Em Assembleia Geral realizada na noite desta quarta-feira (9/4), na sede do Sindicato da categoria, os jornalistas apreciaram e aprovaram a Prestação de Contas da entidade referente exercício 2024. Os profissionais avalizaram os números e informações apresentadas nos balanços financeiro e patrimonial, respaldando as ações da atual diretoria quanto a transparência sobre o controle de gastos e recursos utilizados no primeiro ano da gestão 2024/2026.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/Am), Wilson Reis destacou a participação dos profissionais que atenderam à convocação realizada por edital e divulgado nos veículos de imprensa, em cumprimento ao que define o Estatuto Social. O dirigente durante a apresentação do Relatório de Atividades, citou os avanços neste segundo ano da gestão e os desafios postos para 2026.
“É importante citar o apoio crescente dado pelos sindicalizados (as) às iniciativas da entidade, tais como a contratação de escritório jurídico para responder às demandas coletivas da categoria. Além da garantia a execução e permanência do calendário de atividades, o acompanhamento e respostas dadas às agressões contra o exercício profissional diário e às políticas nacionais do jornalismo em parceria e apoio à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) como as campanhas salariais, o combate à desinformação e fake News”, lembra Reis.
Entre os desafios para gestão, ainda no ano de 2025, apresenta-se a necessidade do fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho e a realização de cursos de formação política e de qualificação destinados aos profissionais. Para tal, há o compromisso do conjunto da direção em ampliar as discussões e mobilizar a categoria como forma de assegurar o êxito nas negociações salariais. Os cursos estão, também, na mira dos dirigentes que, no momento se orientam pela busca de parcerias junto as instituições de ensino superior.
Balanços financeiro e patrimonial
Com apresentação realizada pela profissional contábil, Rosana Valério, assessora do Sinjor/Am, os balanços financeiro e patrimonial, suscitaram alguns questionamentos dos participantes da Assembleia, os quais foram esclarecidos pela contadora, como por exemplo, o crescimento na receita com publicidade, que foram obtidos via anúncios institucionais publicados no Jornal do Jornalista, informativo oficial da entidade sindical.
Após os esclarecimentos realizados pela profissional de contabilidade, a mesa sob a direção do presidente Wilson Reis, recebeu seis (6) procurações de jornalistas ausentes, as quais tinham como objetivo a participação na votação. O presidente da mesa esclareceu ao plenário sobre a ausência de amparo legal, com base ao estatuto social da entidade, para aceitação do recurso. Acrescentou ainda, que tal medida não se constitui em prática no movimento sindical brasileiro.
Ao final, a votação da Prestação de Contas foi encaminhada nominalmente, sendo aprovada com 22 votos a favor e 15 contrários.
Texto: Assessoria de Imprensa/Sinjor AM
Fotos: Francisco Cabral