Prefeitura de Manaus trabalha no ordenamento do comércio informal nos cemitérios de Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realiza, neste sábado, 2/11, uma operação especial de fiscalização no entorno dos cemitérios da cidade, onde aproximadamente 500 trabalhadores do comércio informal atuam para atender ao público do Dia de Finados.
Neste ano, cem fiscais foram designados para trabalhar nos principais cemitérios de Manaus, garantindo a organização e a segurança, tanto dos trabalhadores informais quanto da população que visita os locais.
“No Dia de Finados, o movimento de pessoas é tradicionalmente intenso e, com isso, a procura pelo comércio informal cresce de forma significativa. No entanto, a determinação do prefeito David Almeida e do secretário da pasta, Wanderson Costa, é para que a fiscalização vise assegurar que a atividade comercial seja realizada de maneira ordenada, evitando a obstrução das entradas e corredores dos cemitérios e garantindo o respeito ao ambiente e aos visitantes”, explicou o diretor do departamento de Fiscalização da Semacc, Jorge Pimentel.
Além de monitorar a organização do comércio, a equipe da Semacc trabalha na orientação dos vendedores quanto às melhores práticas para evitar aglomerações e assegurar um ambiente mais seguro e acessível para todos.
A aposentada Maria Angélica da Costa visitou o túmulo do filho, no cemitério São João Batista, no bairro Nossa Senhora das Graças, e disse que, nos últimos anos, tem percebido que os vendedores informais estão em áreas mais delimitadas. “A organização do espaço melhorou bastante. Os vendedores estão em uma área mais delimitada e, com isso, facilita a nossa compra, agiliza nosso tempo e acredito que, inclusive, atraia ainda mais clientes, que deixam para comprar aqui as flores, velas e guirlandas.
Texto: Polyana Brelaz/Semacc e Milton Bambo/Semacc
Foto: Gildo Smith/Semacc