AMIGOS DO REI: Festa milionária de São João 2024 em Fortaleza com despesas pagas por empresas “parceiras”? Pode isso Arnaldo?
Existe coisa melhor do que investir o seu dinheiro em algo, já sabendo que ele em breve retornará para suas mãos? Ou melhor, retornará com juros e correção? Acredito que não para os “Amigos do Rei”, ou melhor, para os amigos do Prefeito de Fortaleza, José Sarto que irá promover o evento de “São João de Fortaleza 2024, entre os dias 28, 29 e 30 de junho no Aterrinho da Praia de Iracema, com as despesas totalmente pagas por empresas “velhas conhecidas” que faturam milhões na gestão do prefeito Sarto. Basta dar uma simples vasculhada no próprio site do Portal da transparência da Prefeitura de Fortaleza, para confirmar.
Vamos analisar juntos?
O Prefeito de Fortaleza, José Sarto teve a brilhante ideia de retornar com a tradicional festa de São João em Fortaleza, que não acontecia desde a chegada da pandemia no mundo, com uma maravilhosa e feliz parceria público privada (PPP), onde estas generosas empresas custearão as despesas (cachês) da festa. Mas, porém, entretanto, todavia não falou em nenhum instante dos valores e custos para realizar este megaevento. Desde seu primeiro anúncio no início deste ano, a última live realizada na nesta segunda-feira (24/06). Por que será?
Na última live do prefeito Sarto, ele não foi informou nenhum tipo de valor, seja este arrecadado, ou pagamentos de cachês dos artistas, ou até mesmo, um valor global (geral) do evento. Uma afronta a legislação brasileira que exige, que as informações estejam disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Fortaleza, mesmo se tratando de uma parceria público privada (PPP).
Ainda que os recursos (dinheiros) venham dessas empresas “generosas”, elas obtém vantagens em contratos com a prefeitura, com o dinheiro que sai do bolso do povo de Fortaleza, levantando suspeitas de possíveis irregularidades nesse esquema público, entre as empresas privadas e a prefeitura de Fortaleza, tidas como patrocinadoras do evento.
O prefeito Sarto fez questão de destacar, que “nenhum cachê pago aos artistas do evento, será pago pela prefeitura de fortaleza”. Mas, essa história tem ganhado um novo contorno, após a manifestação da população de um possível direcionamento para beneficiar as empresas “amigas do Sarto”.
As críticas e os questionamentos da população de Fortaleza sobre o evento, tem feito a festa ocupar negativamente o centro das atenções do debate público na cidade. O megaevento, que deveria oferecer ações nas áreas de segurança, limpeza, ordenamento, sustentabilidade e mobilidade para garantir uma grande festa para fortalezenses e turistas, se transformou em uma megaprodução, levantando as mais diversas suspeitas.
Patrocinadores e Apoiadores
O São João de Fortaleza 2024 tem patrocínio das marcas Tim, Intimus, Estomazil, Coca-Cola, Unifanor, Câmara Municipal de Fortaleza, Grupo Marquise, e promoção do Grupo Jangadeiro. Todos os cachês das atrações serão custeados pelos patrocinadores.
O Ministério Público
O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), por meio das Promotorias de Justiça Cíveis de Fortaleza, informou que, até o momento, não recebeu nenhuma denúncia sobre o assunto. A população pode denunciar irregularidades sobre esse e outros assuntos presencialmente na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza (Rua Maria Alice Ferraz, nº 120, bairro Luciano Cavalcante) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os cidadãos ainda podem entrar em contato com a Secretária Executiva das Promotorias de Justiça Cíveis através do e-mail seccv@mpce.mp.br, do telefone (85) 3252-6508 e do WhatsApp (85) 98563-3568.
O Tribunal de Contas
Entramos em contato com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), porém devido a complexidade do assunto um parecer técnico está sendo elaborado e assim que tivermos acesso ao documento iremos disponibilizar aqui no site.
A Prefeitura de Fortaleza
Até o fechamento desta matéria, não recebemos nenhuma resposta ou manifestação a respeito deste assunto de interessa da sociedade.