Governadores do Amazonas e Pará estarão entre os homenageados com colar do mérito pelo TCE-AM
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e do Pará, Helder Barbalho, são dois dos nomes que integrarão a lista de 14 personalidades que serão homenageadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) com a entrega do ‘Colar do Mérito de Contas’. A cerimônia será realizada a partir das 14h desta quinta-feira (9), no auditório da Corte de Contas amazonense, como parte das celebrações do aniversário de 73 anos do TCE-AM.
O “Colar do Mérito de Contas” é uma distinção significativa concedida pelo TCE-AM a indivíduos que tenham contribuído de maneira notável para o aprimoramento da gestão pública, o fomento da transparência nas contas governamentais e a promoção da eficiência na utilização dos recursos públicos no estado do Amazonas. Trata-se de uma homenagem que reconhece o mérito e o compromisso dessas personalidades em prol do fortalecimento das práticas de boa governança e da responsabilidade fiscal na região.
Além dos governadores, a lista terá ainda a participação de sumidades da área jurídica, como o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), José Hamilton Saraiva dos Santos; a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT-1), Vera Cruz Silveira e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), José Alberto Simonetti Cabral.
“Essa é uma forma de valorizar o trabalho e a dedicação de profissionais, gestores públicos e outras figuras que tenham prestado serviços relevantes ao TCE-AM e ao sistema de controle externo, fortalecendo a integridade e a eficiência na gestão dos recursos públicos ou que tenham tido destaque em papéis fundamentais no contexto da administração pública no Amazonas”, destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.
Cada homenageado passou por uma votação em sessão secreta, exigindo a aprovação da maioria absoluta dos conselheiros membros do Tribunal Pleno.
Completam a lista personalidades de importância regional e nacional, entre eles o ambientalista e deputado constituinte Fábio Feldmann; o consultor da Petrobras, Marcelo Ramos Rodrigues; o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o arcebispo metropolitano e cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, entre outros.
Confira a lista completa de agraciados:
Albérico Rodrigues da Silva – Empresário
Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo Metropolitano
Des. José Hamilton Saraiva dos Santos – Desembargador do TJAM
Dra. Vera Carla Nelson Cruz Silveira – Juíza Federal do TRF 1ª Região – Brasília
Fábio José Feldmann (SP) – Ambientalista e Deputado Constituinte
Harleson dos Santos Arueira – Secretário Geral de Administração do TCE-AM
Helder Zahluth Barbalho – Governador do Estado do Pará
Jeibson dos Santos Justiniano – Controlador-Geral do Estado
João Bosco Gomes Saraiva (Bosco Saraiva) – Superintendente da SUFRAMA
José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral (Beto Simonetti) – Presidente da OAB Brasil
Marcelo Ramos Rodrigues – Consultor da Petrobras
Paulo Girardi – Empresário
Roberto Maia Cidade – Empresário
Wilson Miranda Lima – Governador do Amazonas