Prêmio IEL de Talentos 2023 destaca os vencedores

Natanael Damasceno Maricaua, 23, acadêmico de Jornalismo e estagiário das Lojas Bemol, unidade Centro, recebeu na sexta-feira (22) o troféu de vencedor na categoria Estagiário do Prêmio IEL de Talentos 2023, em cerimônia realizada no auditório Arivaldo Silveira Fontes, da Escola SENAI Antônio Simoes, Distrito Industrial. Na ocasião, o homenageado destacou que o prêmio IEL é uma grande oportunidade de estímulo ao crescimento e desenvolvimento profissional dentro da empresa.

“É uma forma de dar voz aos demais estagiários”, disse Damasceno, ao ressaltar que o prêmio é uma forma de valorizar todos os estudantes que realizam a experiência do estágio nas empresas. Disse que se sente grato à empresa Bemol, por sua gestão no incentivo à criação de projetos inovadores. O projeto vencedor surgiu a partir de uma campanha interna, desenvolvida na Bemol a partir de fevereiro, para promover o uso de Inteligência Artificial (IA) em processos internos, com objetivo de aumentar a produtividade. 

Damasceno espera que o prêmio seja um “start” para a conquista de novos projetos e agregar valor para si e à instituição. O estagiário Roger Gabriel Ramiro de Carvalho, da empresa Nippon Seiki do Brasil LTDA, foi o segundo colocado.

Na abertura do evento, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e diretor regional do IEL/AM, Nelson Azevedo, expressou suas congratulações aos vencedores, bem como a todos os participantes desta edição do Prêmio IEL de Talentos, com suas ideias e projetos.

Azevedo, na ocasião, parabenizou o IEL/AM que nesta semana completou 53 anos de atuação no estado, e ressaltou a importância dos clientes e parceiros de negócio, dos alunos, aprendizes e estagiários que contribuem para a força do Instituto. Também agradeceu aos colaboradores pela dedicação e compromisso no desenvolvimento das atividades da instituição.

O Prêmio IEL de Talentos 2023, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas), reconhece as melhores práticas de estágio, grandes ideias de quem está só começando e aos que implementam projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos. O prêmio também destacou a empresa, instituições de ensino e o aprendiz, que se destacaram pela inovação.

A Yamaha Motor da Amazonia LTDA (Grande Porte) é a vencedora deste ano na categoria Empresa Inovadora. Em 2º lugar, empataram o Sebrae Amazonas e o Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), ambos na categoria Médio Porte.

O superintendente da CDL, Manuel Joaquim Oliveira Filho, ao receber o prêmio, enfatizou a importância do IEL. “É uma instituição excelente e atenciosa”, disse. Na oportunidade, também ressaltou a importância dos colaboradores, por serem jovens dispostos e dedicados ao mercado de trabalho.

A diretora superintendente do Sebrae, Ananda Carvalho Pessôa, dedicou o troféu à sua equipe e falou da importância do programa de estágio que desenvolve talentos. Ainda citou que começou sua vida profissional como estagiária no IEL e que se sente honrada e grata pela oportunidade.

Na categoria Instituição de Ensino Inovador a vencedora foi para Uninorte Grupo Ser Educacional (Estágio), e o Instituto Metropolitano de Ensino Fametro (Estágio), segundo colocado. Mateus Souza Limas, da empresa MM da Amazônia, foi escolhido o Aprendiz Inovador 2023.

As inscrições para a edição 2023 ocorreram de março a junho e foram avaliadas por profissionais especialistas em inovação sem vínculo trabalhista com o IEL. Para a edição 2024 as inscrições estarão abertas em março.