TCE Ceará participa do curso “Quantificação de Benefícios Gerados pelos Tribunais de Contas”
Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará estão no Rio de Janeiro (RJ), onde participam, de 4 a 6 de setembro, do curso “Quantificação de Benefícios Gerados pelos Tribunais de Contas”. O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes (TCE Ceará), integrou a mesa de abertura na manhã desta segunda-feira (4): “Este treinamento é muito relevante, uma vez que os Tribunais de Contas estão muito envolvidos em avaliar as políticas públicas, e nada mais natural que o Tribunal de Contas se autoavalie e demonstre para a sociedade os benefícios de sua atuação”.
A capacitação tem o objetivo de oferecer, a partir da experiência do TCMRio e de outras iniciativas, conhecimentos técnicos e práticos para mensuração dos resultados gerados pela atuação dos órgãos de controle, com base na metodologia do Manual de Quantificação de Benefícios (MQB), editado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
Entre os resultados esperados com a aplicação do MQB estão a aferição do nível de efetividade dos TCs; a identificação de subsídios para a tomada de decisões estratégicas, além da demonstração à sociedade dos efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente.
A capacitação é promovida pela Atricon em conjunto com o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Clique aqui e acesse a apostila do Programa de Quantificação de Benefícios.