Presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro participa da inauguração de creche que homenageia sua trisavó, 1ª educadora pública do Amazonas

O presidente do Tribunal de Contas do do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, participou, na manhã desta quinta-feira (3), da inauguração da creche municipal Professora Libânia Theodora Rodrigues Ferreira, que leva o nome de sua trisavó, considerada a primeira professora pública do Amazonas. A creche fica localizada no conjunto Versalhes, bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Nascida no Pará, em 1983, Libânia Theodora Rodrigues Ferreira veio para Manaus em 1851. Naquela época, Manaus ainda era conhecida como cidade da barra do Rio Negro e estava sob a jurisdição do Grão-Pará, contando com apenas duas escolas particulares. A educadora dedicou sua vida ao trabalho na educação do Amazonas e faleceu em 9 de dezembro de 1905, deixando um importante legado educacional.

O conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, agradeceu ao prefeito Davi Almeida por concretizar a homenagem à sua trisavó, Libânia Teodora Ferreira. Ele enfatizou que a creche representa uma valorização ao trabalho dos professores da rede pública, ressaltando que a dedicação dos educadores é fundamental para a formação das crianças.

“Sou muito grato por isso. A família, todos os descendentes, já têm até taranetos ainda aqui em Manaus. Tomamos isso muito mais como uma valorização ao professor público. Com essa referência ao nome de Libânia Teodora, uma professora que começou a ensinar aos 17 anos. Isso é muito emblemático porque, como disse a nossa secretária de Educação, isso ainda ocorre no nosso Estado, de professores muito jovens terem que assumir o ensino por às vezes faltar profissional mais experiente, mais formado. E isso é algo que nós precisamos refletir sobre”, destacou.  

O conselheiro ressaltou ainda a relevância de homenagear não somente sua trisavó, mas todos os professores e professoras que dedicam suas vidas à educação pública, inspirando as gerações futuras e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade amazonense.

Estrutura

Ao observar as dependências da creche, Érico Desterro elogiou a qualidade da obra e dos equipamentos, destacando a presença de pedagogas em dupla em cada sala de aula, o que, segundo ele, proporciona segurança e conforto às crianças.

A unidade educacional segue o padrão do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), tipo B, desenvolvido pelo programa Pró-Infância, do Governo Federal. O prédio possui cinco blocos distintos, administrativos de serviços, espaços multiusos e dois pedagógicos. Os blocos e o pátio cobertos são interligados por circulação coberta.

Na área externa, foram instalados playgrounds, parques com brinquedos infantis, castelo d’água, dentre outros objetos que proporcionarão um ambiente seguro e estimulante para as crianças da localidade. A capacidade da creche é de comportar 200 crianças de idades entre 1 e 3 anos, no maternal 1, 2 e 3.

Durante o evento, o prefeito David Almeida ressaltou a importância de valorizar os professores e professoras da rede pública, destacando que a história de Libânia Teodora Ferreira é um exemplo de dedicação e sucesso na educação. Ele também enfatizou o compromisso da atual gestão do Executivo municipal em expandir o número de creches na cidade, visando proporcionar um espaço seguro para as mães deixarem seus filhos enquanto trabalham.

“A inauguração da Creche Municipal Professora Libânia Teodora Ferreira representa mais um avanço na oferta de educação infantil de qualidade em Manaus, proporcionando às crianças um ambiente adequado para o aprendizado e desenvolvimento, além de homenagear uma importante figura da história educacional do Amazonas. A prefeitura reafirma o compromisso com a valorização dos professores e a ampliação do acesso à educação para toda a comunidade”, concluiu o prefeito.