Primeiro advogado robô do mundo vai a tribunal em fevereiro defender cliente humano

Em fevereiro, e pela primeira vez na história, vai realizar-se uma audiência em tribunal em que um robô vai assumir a função de advogado de defesa. Segundo a CBS, um algoritmo vai aconselhar um cliente através de uns auscultadores, para o ajudar a contra-argumentar num caso em que o réu foi multado por excesso de velocidade.

Criado pela startup DoNotPay, o robô estará a ajudar o cliente através de um telemóvel e o réu prometeu que só vai dizer aquilo que a IA lhe sugere.

Telemóveis e auscultadores geralmente não são permitidos nas salas de audiências, no entanto, a audição deste processo será feita numa localização especial que considera os auriculares como “auxiliares auditivos”, abrindo-se assim uma exceção que permite o uso do advogado robô. Normalmente tudo tem de ser gravado na sala de audiências.

Este é o primeiro grande teste a que a tecnologia da DoNotPay será sujeita e a empresa já se comprometeu a cobrir o pagamento da multa caso o robô não consiga vencer o processo.

A DoNotPay foi lançada em 2015 como uma startup focada no desenvolvimento de bots que ajudem os consumidores a não ter de pagar multas e comissões.

A tecnologia da empresa já foi usada anteriormente para ajudar um cliente a não ter de pagar uma comissão bancária de 16 euros, socorrendo-se apenas de um chatbot de inteligência artificial. De acordo com a startup, os seus serviços já foram usados em três milhões de casos nos Estados Unidos e no Reino Unido. O objetivo final, de acordo com a notícia, é democratizar a representação legal tornando-a gratuita para quem não a pode pagar, e nalguns casos eliminando a necessidade de advogados caros.

Mas como a tecnologia é ilegal em muitos tribunais, pode não ser comercializada tão cedo. Há muitos advogados e associações de advogados que não apoiam este tipo de inovação.

Fonte: CBS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *