CPI da Covid será prorrogada até outubro, anuncia Omar Aziz
O presidente CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciará, nesta terça-feira, 13, a prorrogação, atá outubro, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito.
O anúncio foi feito pelo senador amazonense na noite deste domingo, 11, em entrevista à CNN Brasil. Segundo Aziz, a confirmação partiu do próprio Pacheco, que pretende ler o requerimento esta semana.
A previsão inicial da CPI era encerrar os trabalhos no próximo dia sete de agosto. No entanto, o regimento do Senado permite que ela seja prorrogada por mais 90 dias, desde que seja apresentado um requerimento, com pelo menos, um terço dos senadores.
Aziz também informou que o presidente do Senado mantém sua posição inicial de decretar o recesso parlamentar, previsto para começar no dia 17 de julho, caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja votada. A expectativa é que a proposta seja analisada nesta quinta, 15.
Na semana passada, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que obrigasse Rodrigo Pacheco a prorrogar a CPI. A solicitação dos senadores foi encaminhada ao ministro Luís Roberto Barroso.
Fonte: A Tarde