UEA realiza 1º Congresso Internacional de Teatro do Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará o primeiro Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (Cita) com o tema “Pedagogias, Saberes e Decolonialidades”. O evento ocorrerá entre os dias 9 e 20 de maio, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro e no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp).

Vanja Poty, coordenadora do curso de Teatro da UEA, explica que o critério para a escolha dos convidados é de representatividade de todas as regiões do país. “Associações como a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), que é representado pelo Dênis Bezerra, e a Federação de Artes Educadores do Brasil (Faeb), com o Juliano Casimiro, artistas e pesquisadores racializados e LGBTQIAP+. É um congresso diverso e a programação extensa contempla muitas potências”, ressaltou.

Além disso, Vanja adianta que o Cita celebra 13 anos do curso de Teatro da UEA e, a partir do encontro acadêmico, a universidade quer propor a abertura do curso modular de teatro em Parintins. “Também estamos trabalhando para firmar um convênio bilateral com o Equador, entre as universidades dos dois países”, comenta a coordenadora.

O professor de Teatro da Esat/UEA, Taciano Soares, que está à frente da programação acadêmica de Manaus e Parintins (distante a 369 km de Manaus), destaca que o Cita inaugura um momento importante de colocar Manaus dentro do circuito de discussão da pesquisa em Artes, sobretudo em Teatro.

“Sabemos que o fato de estarmos distantes geograficamente reverbera em dificuldades de aproximar fazedores de cultura, pesquisadores, artistas, docentes e discentes brasileiros e de outros lugares do mundo. O Cita é um esforço coletivo do curso de Teatro da UEA para diminuir essa fronteira, trazer e emancipar algumas discussões sobre o teatro feito na academia”, pontua o professor.

Francis Madson, responsável pela programação artística, reforça que o evento serve para construir espaços de troca e de vivência sobre a produção científica e artística do que tem sido apresentado no Amazonas, na região Norte, no Brasil e na América Latina.

“É um congresso com objetivo decolonial, ou seja, pensar em outras fronteiras do conhecimento, outras articulações. Por isso, a importância da presença de países como Equador e Argentina conosco, com produção científica e artística. É bem emblemático e vem para compor uma agenda muito interessante e singular que Manaus já tem quanto às Artes Cênicas”, destaca o artista.

Convidados

Entre os convidados confirmados estão Josette Féral, da França; Ashley Lucas, dos Estados Unidos; Jorge Dubatti e Jazmín García Sathicq, da Argentina; Carla Marcelino, do Equador; além de Dênis Bezerra, do Pará; Vicente Concílio, de Santa Catarina; Juliano Casimiro, de Tocantins; Maria Lúcia Pupo e Kleber Lourenço, de São Paulo; Isadora Ravena, do Ceará; Humberto Sueyoshi, do Acre; Janilce Rodrigues, do Distrito Federal; e Mônica Santana, da Bahia.

O Amazonas vai ser representado por nomes como Ítalo Rui, Dinne Queiroz, Thais Vasconcelos, Cleber Ferreira, Márcio Braz, Diogo Ramon, Clarinda Ramos, Denni Sales, França Viana, Daniely Lima e Fábio Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *