Senado precisa discutir política de Estado de segurança pública, defende Omar Aziz

Após a crescente onda de atentados registrados em escolas pelo País, o senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu que a Casa legislativa aprofunde a discussão de uma política de segurança pública de Estado. A preocupação foi externalizada em reunião da Comissão de Segurança Pública (CSP), nesta quarta-feira (12), quando Omar reforçou a urgência do parlamento se aprofundar no tema, visto que as principais vítimas têm sido crianças e adolescentes.

O Senador do Amazonas disse compartilhar da aflição de milhões de pais e mães de enviar seus filhos para a creche e escola em meio a tantos casos violentos, salientando que já passou da hora de se aprovar uma política pública nacional de segurança. “Desde a época da redemocratização neste País, não se discute uma segurança pública de modo geral. Pelo contrário, as polícias estão se politizando, e nós estamos assistindo a isso de braços cruzados. O que nós temos hoje é uma rede de ódio, e nós somos responsáveis por isso também, como políticos. Muitos aqui, no processo, alimentaram esse tipo de ação nas redes sociais”, declarou Omar.

O senador destacou também que a falta de contingente nas polícias muitas vezes atrapalha o processo investigativo de ações criminosas e mais uma vez falou da necessidade de reforçar o efetivo da força policial, investindo também em inteligência. “Porque não há reposição de policiais federais, nem de policiais militares, nem de policiais civis que se aposentam? Hoje mesmo, a Polícia Federal brasileira está com um déficit altíssimo”, questionou Aziz.

Atualmente, o senador possui dois projetos que buscam melhorias para a segurança pública. Um dos projetos prevê que quando 5% do contingente da Polícia Federal não estiver na ativa, automaticamente seja realizado concurso público. Outra proposta do parlamentar tem por objetivo criar a polícia hidroviária federal.

Foto: Ariel Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *