TCE CEARÁ: Instituto Plácido Castelo abre inscrições para cursos a distância neste mês de junho

Com o objetivo de gerar oportunidades para o aprimoramento sobre a gestão pública, a Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), oferta cursos para este mês de junho, na modalidade de ensino a distância. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged). Servidores, colaboradores, jurisdicionados e sociedade em geral serão capacitados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

De 20 de junho a 11 de julho, o analista de Controle Externo do TCE Ceará, Wesmey Silva, vai ministrar um curso sobre “A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF”. O objetivo é disseminar conhecimentos sobre a responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos. Wesmey é Pós-Graduado em Gestão Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Licitações públicas sustentáveis” é o tema da qualificação ofertada pelas consultoras técnicas do Gabinete do Conselheiro Rholden Queiroz, Meiry Mesquita e Simone Aguiar, de 20 de junho a 18 de julho. Meiry é Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Simone é Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

A oportunidade vai contribuir com a formação de servidores públicos, bem como viabilizar conhecimentos para a sociedade sobre a relevância e das particularidades da adoção dos critérios de sustentabilidade em licitações públicas.

Durante o mesmo período, “Introdução ao orçamento público” será tema da capacitação ministrada pela servidora da Diretoria de Contas de Gestão I, Adriana Maria Pinheiro de Almeida, Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. A instrutora vai apresentar os conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução dos seus processos de estruturação, elaboração e controle.

O curso “Gerenciamento de Projetos no setor público”, que acontecerá de 20 de junho a 25 de julho, terá como facilitador o secretário-executivo do IPC, Paulo Alcântara. Dividida em cinco módulos, a qualificação vai apresentar conceitos sobre gerenciamento de projetos com ênfase na administração pública. Projetos no setor público, gerenciamento da integração, e de comunicação, são alguns dos tópicos a serem abordados. Paulo possui MBA em Gestão Empresarial.

A realização de cursos do TCE Ceará, por meio do IPC, é uma da série de iniciativas pedagógicas a distância coordenadas pelo Instituto, com o objetivo de orientar e capacitar gestores e a sociedade em geral, sobre temas pertinentes à administração pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação TCE-CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *