EDUCAÇÃO E POLÍTICA: Arthur Virgílio se encontra com presidente da UNE e diz que é aliado na luta pelos direitos dos estudantes

Cumprindo agenda em Brasília, o presidente do PSDB no Amazonas, Arthur Virgílio Neto, encontrou-se nesta quarta-feira (9.2) com a atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a também amazonense Bruna Brelaz, que fez história ao ser a primeira mulher negra e do Norte do país eleita para comandar a entidade, que é a mais importante do movimento estudantil brasileiro.

“É um enorme prazer conhecer a Bruna e perceber o entusiasmo que tem por essa causa tão nobre que é a educação. É uma mulher com muita representatividade para os jovens e para os negros”, disse Arthur, destacando que a educação de qualidade sempre foi pauta prioritária em seus governos. Em Manaus, por exemplo, durante sua gestão como prefeito, ampliou projetos de educação, como o Bolsa Universidade e implantou os Bolsas Idiomas e Pós-Graduação. A rede pública municipal de ensino saiu da 23ª para a 9ª posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

No encontro, Bruna expôs a preocupação com dois temas e pediu o apoio do ex-prefeito de Manaus e ex-senador para que fossem integrados às bandeiras de luta de Virgílio. “Uma delas é o próprio debate educacional. A taxa de analfabetismo aumentou durante a pandemia, universidades estão entrando em colapso, a ciência e a tecnologia do país estão relegadas também”, lamentou Bruna.

Para ela, outra questão importante envolve as cotas para universidades, lei que neste 2022 completa dez anos. “Nestas eleições, não queremos apenas discutir candidaturas, mas sobretudo projetos para educação e a sua voz e liderança [Arthur] podem ser muito importantes para impulsionar esses temas”, disse Brelaz à Virgílio, que reafirmou o compromisso de que irá reforçar as pautas apresentadas.

“Vou estar nessa luta, afinal as pessoas estão muito vulneráveis e precisamos fazer nossa sociedade evoluir, ter boas garantias de empregos e renda. Tudo isso passa pela educação e, com certeza, pela política e decisões políticas que façam isso acontecer”, finalizou Arthur Neto. 

Fotos: Karla Vieira (Assessoria AVN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *