COMUNIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO RECEBE NOVA BASE DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

As mais de 700 famílias que vivem na comunidade Rumo Certo, localizada no quilômetro 165 da BR-174, em Presidente Figueiredo, tiveram motivos de sobra para comemorar na noite de ontem (29). Além da nona edição da Festa dos Barqueiros, realizada tradicionalmente na localidade, e da inauguração do Conselho Municipal de Apoio à Juventude (CMAJ), os moradores receberam a Base de Ordem Pública Integrada (Bopi), que visa diminuir eficientemente o índice de criminalidade na área.
De acordo com o prefeito do munícipio, Romeiro Mendonça (PDT), o Bopi mobilizará o efetivo das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal para promover a segurança na localidade e garantir mais tranquilidade às famílias.  “Reformamos a delegacia que estava desativada desde 2002 e fizemos dela uma base integrada de segurança. O objetivo é reduzir 100% o índice de criminalidade”, declarou o prefeito.

Segundo relatos dos próprios moradores, há mais de 12 anos não se via policiamento na área,  o que culminou no aumento de assaltos, roubos e tráfico de drogas, conforme conta a dona de casa Lucirene Mota. “Depois que a delegacia foi desativada a violência só cresceu. Saber que voltaremos a ter segurança nos causa um alívio muito grande, porque não tínhamos mais sossego aqui”, disse.

Para reforçar o trabalho preventivo, foram instaladas 32 câmeras de segurança e uma rede de internet que irá assegurar o contato direto com o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF), na sede do município. A comunidade passará a ser vigiada por 24h.

De acordo com o coordenador do CICC-PF e diretor da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), coronel Euler Cordeiro, as câmeras foram distruibuídas em pontos estratégicos. “Instalamos câmeras na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Escola Municipal Ademilde Sobral, no Porto e no CMAJ, o Centro Municipal de apoio à Junventude”, informou.

Para o vice-prefeito Mario Abrahão, o projeto simboliza um “porto seguro” para a população. “Fazia parte do nosso plano de governo trazer de volta a segurança que as pessoas necessitam. Estamos reafirmando o nosso compromisso, que é oferecer  atendimento humanizado e de qualidade à população”, afirmou.

Ronda Comunitária

Assim como na sede do munícipio, a Comunidade Rumo Certo receberá também o projeto Ronda Comunitária. O objetivo é intensficar o monitoramento no local e inibir possíveis  práticas criminosas. Segundo o coronel Euler Cordeiro, a cada 15 minutos, dois agentes da Guarda Municipal realizarão patrulhamento nas ruas da comunidade.

Iluminação pública

Além da implantação do sistema integrado de segurança, a prefeitura também instalou postes com iluminação para as ruas à comunidade e recuperou as vias do ramal Rumo Certo. “O ramal estava um caos. Realizamos um mutirão e as luzes de todos os postes foram trocadas”, disse o secretário de Obras, Oswaldo Said.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *