GRUPO DE TEATRO DO CEARÁ APRESENTA ESPETÁCULO EM MANAUS PELO PROGRAMA PETROBRÁS DISTRIBUIDORA DE CULTURA

O palco do Teatro da Instalação irá receber o premiado espetáculo: “Diga que você está de acordo! Máquina Fatzer”, do Grupo de Teatro Máquina, de Fortaleza (CE).  A encenação acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, às 19 horas, com entrada gratuita.

Contemplado pelo programa “Petrobras Distribuidora de Cultura”- 2017/2018, através da Lei Rouanet, apoio do “Ministério da Cultura”, e  produção local em nosso estado pela “Nariz Vermelho Produções”. O projeto de circulação tem por objetivo apresentar em quatro cidades da Região Norte:  Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA) e Palmas (TO).

Tendo como espaço/ tempo a Primeira Guerra Mundial, quatro soldados alemães se tornam confinados na casa de um deles. Entre decisões e discussões, Fatzer é o soldado egoísta do enredo. O grupo deu corpo a essa história, através de um trabalho gestual e vocal intensos.

O texto da peça é baseado em fragmentos do texto original, escrito entre 1926 e 1931, do consagrado alemão Bertold de Brecht. Para a diretora do espetáculo, Fran Teixeira: “Fatzer é também sobre a língua e a fala tornada impedimento. É sobre o que perdemos, sobre o que continuamos perdendo. Sobre o que acumulamos, o que empilhamos, o que derrubamos, sobre o que pisamos”.

O projeto foi vencedor em 2013 do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, que possibilitou a sua montagem em 2014.  Em 2015 o trabalho foi contemplado novamente no Myriam Muniz, na categoria circulação. No mesmo ano, a peça participou do Festival de Teatro de Curitiba, Festival Internacional de Teatro de Londrina, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, entre outros. O grupo viajou com seu repertório, em 2016, por algumas cidades do Brasil, no Projeto de Circulação do Sesc: “Palco Giratório”.

Com classificação etária de 18 anos, “Máquina Fatzer” terá a distribuição da versão em Braille dos programas do espetáculo para o público deficiente visual, além de áudio-descrição em todas as apresentações.

 

Programação prevista e Cronograma detalhado

 

Manaus

19/07 – 9h às 13h / 14h às 18h – montagem técnica

19horas – apresentação do espetáculo

20/07 – 19horas – apresentação, seguida de debate mediado por Francis Madson.

21/07 – 16horas desmontagem/demonstração técnica seguida de conversa com o público

19horas- apresentação do espetáculo

 

Classificação etária: 18 anos.

Teatro da Instalação: Rua Frei dos Inocentes, s/n –  Centro, Manaus /AM, 69005-330.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *