FEIRA DE TURISMO E GASTRONOMIA DO AMAZONAS INICIA NESTA QUINTA-FEIRA NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO AMAZONAS

A partir desta quinta-feira (22), começa o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA – avenida Constantino Nery, esquina com avenida Pedro Teixeira, nº 5.001, ao lado da Arena da Amazônia, Flores, zona centro-oeste). Serão quatro dias de evento, com entrada gratuita, nos quais os amazonenses terão a oportunidade de conhecer de perto a potencialidade dos 15 municípios turísticos do Estado.

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizadora do evento, dividiu o Festival em três pilares: Rodada de Negócios; Núcleo de Conhecimento e Programação Cultural. A abertura do primeiro dia do evento vai ocorrer a partir das 18h e contará com a participação de diversas autoridades.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o evento terá entrada gratuita, mas quem doar 1 kg de alimento não perecível vai concorrer a vários prêmios, incluindo bilhetes aéreos e estadas em hotéis de selva, entre outros brindes. “O Festival foi planejado com muito carinho e dedicação, no qual pretendemos apresentar novamente toda a nossa riqueza turística, principalmente para nós mesmos, os amazonenses. Temos que valorizar o que é nosso e a mensagem do Festival é essa”, diz a titular do Órgão de Turismo do Estado.

Negócios 

Uma das programações mais disputadas do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas é a Rodada de Negócios, que vai ocorrer nas salas 09 e 10 do Centro de Convenções do Amazonas a partir das 15h desta sexta-feira (23/06). Serão dois dias de intensas negociações, nos quais os municípios e os operadores locais vão apresentar seus produtos para 15 operadores nacionais e internacionais.

Oreni Braga destaca a participação de 11 operadores paulistas, das principais empresas do País, além da participação de operadores da Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. “Queremos que os nossos profissionais do mercado e os municípios efetivem ótimos negócios e que isso possa influenciar para consolidar cada vez mais a atividade turística nessas cidades”, completa.

Conhecimento

A programação do Núcleo de Conhecimento do Festival é bastante variada e os interessados poderão fazer suas inscrições na hora. As palestras vão iniciar a partir das 15h do dia 23, com o credenciamento e o deslocamento para os auditórios. Entre as palestras do primeiro dia estão: ‘Trabalho Infantil no Contexto Amazônico’; ‘A importância da fotografia na autoestima da pessoa idosa’; ‘A experiência sobre o Projeto Neurofuncional’; ‘Oficina de Aproveitamento integral de alimentos’; ‘As experiências do Turismo na Melhor Idade’; ‘Turismo Acessível’; entre outras.

As palestras do segundo dia do Núcleo de Conhecimento vão começar a partir das 8h, com a abertura para o credenciamento dos participantes.

Cultura 

O pilar cultural do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas terá desde peças teatrais, apresentações culturais dos municípios, entre elas as Cirandas de Manacapuru e show de boi-bumbá, além do Concurso Master Chef dos Municípios, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM).

“Vai ser uma disputa deliciosa. Serão três municípios concorrendo e apresentando a nossa variedade gastronômica para o público presente no CCA”, destaca Oreni Braga. O concurso vai ocorrer nesta quinta-feira a partir das 19h.

Opções de roteiros

A Prefeitura de Manaus apresentará opções de roteiros e programas turísticos em Manaus, voltados para diversos públicos, uma vez que a capital amazonense é um dos principais destinos indutores de turismo no Estado, servindo de ponto quase que obrigatório para o turista que chega para conhecer o Amazonas.

“Temos um projeto de ressignificação do Centro Histórico da cidade que vem promovendo a ocupação artístico-cultural desse importante espaço para a história da cidade com o Passo a Paço; e resgate desse valor, dessa identidade por meio da reforma de e restauro do patrimônio histórico, como é o caso das duas casas mais antigas de Manaus, a 69 e 77, e o Casarão São Vicente”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

O diretor-presidente da Manauscult ressaltou ainda o trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus em definir um calendário de eventos da cidade que vem sendo trabalhado junto aos operadores de Turismo e feiras nacionais como produtos turísticos oferecidos por Manaus o ano inteiro, o que inclui o Boi Manaus e o Revéillon.

Manaus participa ainda do Desfile de Moda Regional Sustentável, que acontecerá dentro da programação do Festival e contará com a produção dos alunos do Salão Escola do Senac. Estão previstos ainda a realização do Balcão de Negócios, Rodada de Negócios de Turismo e Espaço do Conhecimento.

Além da capital do Estado, os municípios que vão participar da primeira edição do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Estado são: Parintins; Maués; Manacapuru; Tefé; Novo Airão; Rio Preto da Eva; Borba; Careiro Castanho; Itapiranga; São Gabriel da Cachoeira; Barcelos; Iranduba; Autazes e Presidente Figueiredo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *