TCE-AM INICIA APLICAÇÃO DE PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL INTERNA, POR MEIO DO 5S

Certificado pela ISO9001-2008 há sete anos e em processo de recertificação dos procedimentos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se prepara, internamente, para implementar o Programa da Qualidade Total com a implantação do 5S, metodologia adotada nas grandes organizações com o intuito de gerar uma melhoria contínua no ambiente de trabalho por meio dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem.

Nas organizações e, também, nos órgãos públicos, a metodologia dos 5s permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais. Ela melhora o clima organizacional, a produtividade e, consequentemente, a motivação dos funcionários e servidores. O procedimento interno é dividido em cinco palavras de origem japonesa com a letra S: seiri (arrumação), seiton (ordem), seiso (limpeza), seiketsu (padrão) e shitsuke (disciplina). Cada uma das palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade, identificando problemas e futuras melhorias.

Na manhã desta sexta-feira (16), ao apresentar à conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, o andamento da implantação do programa no órgão, a secretária-geral de Administração (Seger), Virna Pereira, informou que a implementação acontecerá por fases e percorrerá todo o Tribunal de Contas, partindo da Seger. “Vamos montar um cronograma. Alguns setores, como o de Saúde e o de Gestão de Pessoas, já solicitaram”, informou.

Até o dia 28 deste mês, os servidores da Secretaria Geral e demais departamentos ligados a ela, por exemplo, colocarão em prática o primeiro S, voltado para a arrumação. Neste período, os servidores tentarão avaliar, em suas bancadas, o que precisa ser melhorado, identificando que pode ser descartado e, ainda, o que pode ser doado para outro setor, gerando a melhoria no ambiente de trabalho, interatividade e integração entre os servidores.

A conselheira Yara Lins dos Santos parabenizou a iniciativa e pediu que fosse expandida para todos os setores do TCE, para melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional. Segundo ela, “esses procedimentos vão ajudar o TCE-AM a desempenhar melhor suas funções em prol da sociedade”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *